Consultar veículo é um passo fundamental na hora de comprar um veículo seminovo ou usado

Consultar veículo é um passo fundamental na hora de comprar um veículo seminovo ou usado

Ter um automóvel é fundamental para mais comodidade e praticidade no dia a dia das pessoas. Também dá mais tranquilidade aos momentos de emergência e facilita os dias de lazer, como viagens, idas aos parques da cidade e restaurantes. Entretanto, os valores dos carros novos são bastante altos, fator que dificulta que muitos realizem a meta do veículo próprio. Neste cenário, surge uma solução que pode ser muito vantajosa: o seminovo. Por isso, consultar veículo é algo muito importante.

Comprar carros seminovos é uma atividade bastante comum no país, dado que estas opções têm valores menores, melhores condições de pagamento e muitas vezes, já são vendidos com alguns atributos, como o rádio bluetooth. 

É possível adquirir carros usados diretamente com o proprietário ou em concessionárias que fazem esse tipo de venda. Porém,  este é um mercado muito competitivo e cheio de pessoas mal intencionadas. Por isso, é bom tomar cuidado. 

Ao comprar um veículo seminovo, todos desejam um carro ou moto em ótimos estados que proporcione mais alegrias do que dores de cabeça, concorda? Muitos já tiveram uma experiência negativa nessa situação, caindo em golpes ou compras pouco vantajosas.

Um exemplo disso é adquirir um carro em que, aparentemente, tudo está funcionando bem, mas que após alguns dias ou semanas de uso o veículo comece a apresentar falhas mecânicas. 

Pior ainda são os golpes, quando após o pagamento, descobre que o carro não é nada do que foi prometido. Existem situações negativas de diversos tipos, incluindo transferência de titularidade, questões legais, entre outras.

Tendo essas possibilidades em vista, comprar um seminovo é sim vantajoso, mas exige diversos cuidados, como consulta veicular e ida ao mecânico para entender sobre a estrutura do veículo. 

comprar credito consulta veicular
Garanta já a sua consulta veicular

Neste conteúdo, abordaremos como consultar veículo pode tirar diversas pessoas de golpes e compras ruins. Com tudo que foi dito, fica evidente que este é um passo importante e que não pode ser pulado. Entenda!  

O que é consulta veicular?

São consultas feitas por meio da placa ou chassi do automóvel que gera um relatório completo sobre o veículo. São feitas online e não custam muito, ainda mais quando pensado no custo benefício que este passo simples proporciona. 

Essas consultas veiculares dão o histórico completo do carro ou moto. Apesar de não identificar questões mecânicas, ajuda o possível comprador a saber quantos donos o veículo já teve, se já foi roubado ou furtado e número do renavam. 

São alguns exemplos das informações que esse tipo de consulta veicular identifica. Como veremos a seguir, existem muitos outros dados importantes que podem ser descobertos com este recurso. Confira!

Entenda o que pode descobrir ao consultar veículo

Vale ressaltar que as consultas veiculares não são muito custosas e podem evitar um prejuízo enorme e dores de cabeça. Entretanto, não elimina outros cuidados, como a ida ao mecânico. Todas as medidas de segurança devem andar juntas. 

Essas consultas identificam se tem ou não o gravame que aponta se o automóvel está ligado a algum contrato, como financiamentos. Fator que impede a transferência da titularidade do carro ao novo dono. Portanto, a verificação deste fator é de extrema importância.

Também consegue saber se o atual dono tem dívidas, se o carro já passou por algum sinistro ou foi leiloado – que identifica se o veículo tem procedências duvidosas. Uma situação negativa que não citamos são valores muito mais altos do que deveriam. 

Muitas particularidades desvalorizam o automóvel e pessoas espertas tentam vendê-los com um preço mais alto do que deveriam para ganhar vantagens. 

Quando um carro sofre acidente, automaticamente perde valor no mercado, por exemplo. A consulta veicular junto aos órgãos de trânsito local identifica se ele já sofreu acidentes e quantos foram. Assim conseguirá negociar com mais facilidade e pagar um valor justo – caso ainda acredite que seja uma boa opção. 

Entre tantas informações, uma das mais importantes é saber se existe alguma restrição financeira ou bancária que impeça o uso do veículo. Situação causada por multas e dívidas. 

Como consultar veículo?

Empresas como a Consultas Prime realizam este tipo de consulta pela internet, tornando este processo mais simples e ágil para os compradores. Existem diversas organizações que oferecem esse serviço, porém o ideal é optar pelas que oferecem confiança e transparência.

comprar credito consulta veicular
Faça agora mesmo sua consulta veicular!

É o caso da Consultas Prime, empresa referência no segmento que auxilia diversas pessoas a comprarem com segurança. Após encontrar a empresa ideal, é muito simples. 

Existem diversos planos de consultas, como a verificação completa ou só consulta de gravame e restrições financeiras, por exemplo. Então o segundo passo é  escolher um plano.

É um benefício, caso esteja desconfiando de algo em específico, pode optar pelas consultas mais direcionadas. Como dissemos, é um serviço pago, então após fazer o cadastro e pagamento já obterá o histórico do carro ou moto. 

De fato, é simples assim e oferece muitas vantagens – como ficou claro ao longo do conteúdo.