Consultar tabela FIPE e Base Estadual antes de comprar o veículo

Consultar tabela FIPE e Base Estadual antes de comprar o veículo

Ao comprar um carro usado, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança e evitar possíveis problemas. Para isso, o comprador pode Consultar tabela FIPE e Base Estadual antes de comprar o veículo, a fim de consultar o histórico veicular.

Como todos sabem, existem diversos problemas do veículo que podem ser identificados e resolvidos com uma simples vistoria ou até mesmo um Test Drive. É o caso de riscos, amassados, arranhões, tintas com cores diferentes ou peças danificadas.

Porém, existem outros problemas que só podem ser encontrados e apontados com a análise detalhada na consulta veicular. Diante disso, é sempre importante que o comprador conte com uma base de dados confiáveis, bem como uma empresa especializada e qualificada no assunto.

No post de hoje, te mostramos como a Consultas Prime pode ajudar você a obter todas as informações essenciais para realizar essa compra, evitando prejuízos e danos.

O que é a tabela FIPE

Primeiramente, é preciso destacar que a tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, conhecido pela sigla FIPE, e tem como objetivo registrar o preço médio dos veículos em todo o Brasil.

Os números presentes nela são baseados nos preços anunciados por vendedores do mercado nacional e servem como modelo para negociações e avaliações futuras.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Apesar disso, esses valores podem variar conforme cada região e levam em consideração também o estado em que o veículo se encontra, assim como os itens que serão vendidos em conjunto e diversas outras questões.

Como consultar tabela FIPE

Os passos para ver o preço de um veículo por meio da tabela FIPE são muito simples e práticos. Primeiramente, é necessário acessar o site da FIPE e se direcionar até o final da página, onde será possível encontrar a tabela.

Depois disso, basta escolher a categoria do veículo e o período de referência. Por fim, é preciso selecionar as características específicas e clicar em “pesquisar”. Pronto viu como é simples consultar tabela FIPE ?

Saber o preço médio do veículo é tão importante para quem está comprando quanto para quem está vendendo. Esse dado pode ajudar o vendedor a definir um preço justo de venda, levando em consideração os modelos semelhantes existentes no mercado, assim como as condições do veículo.

Para quem procura um carro ou moto para comprar, essa também é uma excelente forma de identificar preços desregulares. Veículos muito caros podem trazer prejuízos imediatos ao comprador, enquanto veículos muito mais baratos podem indicar a presença de problemas no histórico, trazendo danos em longo prazo.

Porque consultar a Base Estadual

A Base Estadual é o principal recurso utilizado por clientes da Consultas Prime e trata-se do banco oficial de dados do Detran de cada estado. Por conta disso, é o principal meio de busca para quem deseja descobrir todo o histórico do veículo, sendo um ótimo aliado na hora da compra.

Sua função é justamente fornecer ao comprador as referências e informações necessárias sobre o veículo que está sendo analisado. Nesse sentido, a Consultas Prime realiza uma coleta minuciosa dos dados, fornecendo informações confiáveis.

Dessa forma, a Base Estadual oferece ao possível comprador um registro detalhado de todos os dados do veículo. Por isso além de consultar tabela FIPE a consulta Base Estadual é a forma mais segura e precisa para que o consumidor obtenha esclarecimentos recentes sobre o veículo.

Assim, é indicado que a consulta seja feita por meio do número do chassi ou placa mercosul, uma vez que oferece maiores detalhes sobre as informações. Porém, também é possível realizar a busca portando dados como placa comum.

O que é possível consultar pela Base Estadual

Com tudo isso, Consultar tabela FIPE e Base Estadual antes de comprar o veículo se torna praticamente uma obrigação para evitar prejuízo futuros com sua aquisição.

Antes de tudo, é preciso dizer que a Base Estadual pode ser consultada a qualquer momento e não há necessidade de um acontecimento específico para solicitar essa busca.

Então, se você deseja verificar possíveis roubos, furtos ou outros problemas em que o veículo pode estar envolvido antes de realizar a compra, essa é a opção ideal. Além dessas informações, também é possível saber se o carro tem alguma restrição federal.

Mesmo que o comprador não deseje buscar por nenhuma característica ou situação específica quanto ao veículo, essa consulta é extremamente indicada para garantir segurança e comodidade na hora da compra.

Assim, não será preciso se preocupar com problemas no futuro relacionados aos antigos donos do veículo, diminuindo as chances de arcar com prejuízos.

Com a Consultas Prime, o serviço se torna ainda mais seguro e o comprador pode adquirir seu veículo com tranquilidade e confiança. Essa também é uma forma de não precisar lidar com surpresas quanto a possíveis multas ou danos.

Por isso, esse passo é muito importante e, em nenhuma circunstância, deve ser deixado de lado ou esquecido. Comprar um carro é um investimento muito alto e, por isso, deve ser feito com confiança.

Confira abaixo as informações que a consulta na Base Estadual pode te proporcionar:

– Marca, modelo e ano de fabricação;

– Situação do veículo;

– Número do Renavam e Chassi;

– Cor do Veículo, placa do carro, pipo de combustível, tipo de veículo e tipo de montagem;

– Município e estado/UF;

– Histórico de roubos e furtos;

– Número do motor e potência;

– Quantidade de passageiros;

– Restrições administrativas, judiciais, alienações e arrendamento cadastrados na Base Nacional (BIN);

– Ano de fabricação;

– Procedência;

– Cilindradas, espécie e categoria.

Soluções completas e acessíveis

Então depois que você Consultar tabela FIPE utilize a Consultas Prime para acessar todas as informações do histórico veicular em um só lugar. Para realizar a análise, basta entrar no nosso site e escolher o tipo de consulta que deseja.

Por meio dos serviços oferecidos, você garante uma compra efetivamente segura e evita possíveis problemas ou prejuízos. Ao consultar o histórico do veículo, é possível ver se existem multas pendentes, impostos ou licenciamentos.

Se o veículo estiver irregular em alguma das questões citadas anteriormente, o comprador poderá enfrentar diversos problemas no futuro. Por isso, contar com soluções que o auxiliem nessa busca é fundamental para fazer a melhor escolha e comprar o veículo mais adequado para você.

Gostou desse conteúdo? Então acesse o nosso site e veja como a Consultas Prime pode ajudar você durante a procura pelo veículo ideal.