Comprar um carro semi-novo é um excelente negócio para quem quer trocar de veículo. Entretanto, antes de finalizar a compra, é preciso conferir a situação do veículo. Sendo assim, neste texto vamos mostrar como consultar gravame no seu próximo semi-novo com a ajuda da Consultas Prime.
Primeiro de tudo, comprar um veículo semi-novo requer alguns cuidados. Principalmente em relação às condições do carro e a situação dos seus documentos.
Afinal, o que adianta comprar um veículo semi-novo se ele não tem condições de rodar? Para ajudar nesse processo a Consultas Prime tem um banco de dados com informações dos DETRANs de todos os estados. Assim você pode fazer diversas consultas veiculares e ainda pode consultar gravame.
Certamente, muitos donos de carros ou interessados em comprar veículos semi-novos não estão familiarizados com o gravame. Uma vez que nem todos os veículos precisam dessa documentação específica.
Desse modo, ao consultar gravame com a Consultas Prime, o resultado pode ser que o veículo não possui essa documentação. O que no caso da compra e venda de um semi-novo é um bom sinal.
Antes de explicar como fazer este tipo de consulta no seu próximo semi-novo com a Consultas Prime, precisamos entender melhor sobre esse documento. Saiba quando ele é exigido e os impeditivos que ele impõe ao veículo.
O que é um gravame?
O gravame é um documento registrado nos DETRANs estaduais. Ele indica que o veículo está ligado a um contrato de financiamento ainda não quitado. Sendo assim, ele atua como garantia de pagamento. Quando quando você for consultar gravame pela Consultas, e no resultado mostrar que o carro possui esse documento, significa que ele ainda está vinculado a uma instituição financeira e não ao “dono”.
No caso dos financiamentos de veículos, qualquer que seja, a situação do automóvel é diferente. Apesar de estar sendo usado por seu “dono”, é como se a instituição financeira fosse a verdadeira dona do veículo. Portanto, quando o pagamento deixa de ser feito, o carro pode ser recolhido. Assim, consultar gravame na Consultas Prime mostra se o veículo ainda possui essa ligação. Caso possua, consequentemente, ele não pode ser vendido.
Gravame e a alienação
Uma vez que consultar gravame com a Consultas e mostrar a existência desse documento, significa que o veículo está alienado. A alienação fiduciária acontece quando o “dono” do carro transfere o veículo para a instituição financeira onde contratou o financiamento até que a dívida seja totalmente quitada. Sendo assim, ele não pode ser transferido.
Portanto, o gravame funciona como um registro que indica que determinado veículo é garantia de um financiamento ainda em aberto. Mesmo se, após fazer a consulta com a Consultas, o consumidor arriscar na compra, ele não conseguirá passar o automóvel para o seu nome. Ele corre o risco de perder o carro, caso as parcelas do financiamento deixem de ser pagas.
Consultar gravame: Quem é responsável pelo registro do gravame?
O registro do gravame é feito junto ao DETRAN de cada estado e passa a fazer parte do Sistema Nacional de Gravames (SNG). Portanto, ao consultar gravame com a Consultas Prime você tem acesso aos bancos de dados dos DETRANs estaduais e ao SNG. Sendo que esse último possui dados referentes a qualquer restrição financeira ligada a operações de crédito, na qual os veículos estejam envolvidos.
Além disso, o registro do gravame é de responsabilidade da instituição financeira que está financiando o veículo. No caso de carros usados, ela é responsável por avaliar se o automóvel possui pendências anteriores. Ainda, a instituição também deve fazer o registro do gravame quando necessário e dá baixa nesse documento quando a dívida for quitada. Ao fazer a consulta com a Consultas Prime você tem acesso a essas informações.
O que é um gravame baixado?
O gravame baixado é um dos resultados que podem aparecer quando consultar gravame com a Consultas. Isso quer dizer que o financiamento do veículo foi inteiramente pago. Portanto, a pessoa que contratou o crédito pagou todas as parcelas, assim, o carro não possui mais pendências. E, também, a financeira já informou ao DETRAN estadual a nova condição do veículo.
Dessa forma, o gravame baixado é a garantia que o veículo não está ligado a nenhuma operação de crédito e, por isso, pode ser comercializado. Portanto, fica evidente a importância de fazer está consulta com a Consultas antes de finalizar a compra do seu carro usado. Além disso, a baixa no gravame permite que o proprietário finalmente consiga transferir a documentação do veículo para o seu nome.
Assim, depois do fim do financiamento e da baixa do gravame, a propriedade do veículo é transferida para o comprador. Isso porque o carro era de propriedade da instituição financeira e atuava como garantia do negócio que havia sido feito.
Consultar gravame no seu próximo semi-novo
Agora que você já entendeu a importância de consultar gravame para a compra de um semi-novo, vamos mostrar como a Consultas Prime pode te ajudar com essa busca.
No site da Consultas Prime, você tem acesso a diversos bancos de dados, incluindo os DETRANs estaduais. Assim, é fácil realizar uma busca e conseguir fazer a consulta online e sem sair de casa. É muito simples:
- Acesse o site da Consultas Prime;
- Na página principal, procure por Consulta Veicular (no topo da página);
- Nessa página, você irá encontrar diversas opções de buscas, como número do motor, leilão e documentação. A última caixa da esquerda se refere às consultas do gravame de veículos;
- Escolha essa opção. Você será direcionado a uma página de cadastro. Além de colocar seus dados, é preciso escolher a forma de pagamento. Depois do pagamento, basta acessar sua conta e fazer a busca do gravame.
Além de consultar gravame, o site da Consultas Prime disponibiliza uma série de informações, tanto de veículos como restrições financeiras ligadas a CPFs e CNPJs. Acesse o nosso site para conseguir informações de forma rápida e segura. Conte com o nosso sistema!