A compra de carros seminovos — em que é importante fazer consulta veicular — tem muitas vantagens. Atualmente, essa tem sido a opção de muitos brasileiros. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o mercado de carros usados avançou em 2021.
Quando comparado ao mesmo período do ano passado, a compra de seminovos cresceu mais de 10% nessa ano. Existem 3 possíveis explicações para essa alta: a baixa produção de carros novos e crise financeira em decorrência da pandemia do COVID-19.
Ou – uma opção mais otimista – muitos brasileiros se deram conta de que a compra de seminovos pode ser bastante vantajosa. Além da baixa desvalorização e custo menor, a documentação desses veículos também é mais barata.
O fato é que a compra e venda de seminovos cresceu e com isso, os golpes nesse mercado também. Além da alta procura por esses veículos, atualmente existem diversas plataformas online que facilitam as vendas de carros pela internet.
Pode ser uma solução extremamente vantajosa, já que facilita a negociação e procura de seminovos. Entretanto, essas plataformas também viraram um terreno fértil para golpes – pessoas mal intencionadas estão em todo lugar e isso fica evidente nesse mercado.
Não é difícil encontrar pessoas que caíram em algum tipo de golpe na compra de carros seminovos e tiveram um grande prejuízo. Alguns casos acontecem até mesmo em revendedoras.
Ou seja, em lojas físicas de carros usados. É um mercado vantajoso, mas com alguns riscos. Para comprar um seminovo sem maiores transtornos, nós recomendamos alguns cuidados antes de fechar negócio.
A consulta veicular é um deles. Por um preço justo, consegue evitar uma série de golpes. O melhor de tudo é que essa consulta pode ser feita pela internet, de onde quiser.
A seguir, listamos os principais golpes no mercado de compra de seminovos. Explicaremos como evitá-los com um simples acesso no site da Consultas Prime – empresa referência no serviço de consultas veiculares.
Se previna e faça bons negócios. Todo cuidado é pouco, ainda mais quando o assunto é dinheiro.
Quais os principais golpes na compra de carros seminovos? Saiba como evitá-los!
Golpistas sempre inventam novos golpes. Por isso, o mais importante é ter cautela ao procurar por carros seminovos à venda. Desconfie de valores muito baixos ou condições de pagamento extravagantes, aquelas oportunidades imperdíveis são as mais perigosas.
Antes de comprar um veículo e de ser seduzido pela sua aparência, é fundamental que você pesquise mais a fundo sobre o seu histórico, para assim ter a certeza de estar fechando um bom negócio e evitar problemas no futuro.
Fique sempre atento e quando desconfiar de algo, faça consultas veiculares ou pesquise mais a fundo sobre quem está vendendo, se a loja tem referências positivas e recomendações e verifique pessoalmente as condições do veículo.
Confira os 3 golpes mais famosos e aplicados no mercado de seminovos. Além de entender a necessidade dos cuidados citados, também estará mais preparado para comprar um veículo com segurança.
Golpe do carro roubado
Esse golpe é muito perigoso, dado que o comprador pode sofrer consequências financeiras e judiciais por ter comprado um carro roubado. Muitos bandidos e golpistas agem desta maneira: roubam o veículo, trocam algumas peças e o vendem depois.
Assim, conseguem ganhar bastante dinheiro. Segundo um relatório de 2016 da consultoria de histórico veicular Checkauto, 7% dos carros seminovos anunciados para venda são roubados.
Embora a pesquisa não tenha sido atualizada nos últimos anos, com o crescimento do mercado de carros usados e dos relatos de golpes, é perceptível que esse número só aumentou ao longo dos anos.
Preocupante, concorda? Caso compre um carro roubado – sem saber dessa condição, é claro – poderá enfrentar uma série de problemas. Se for parado em uma blitz, por exemplo, terá o veículo apreendido e precisará comprovar que não foi o autor do crime.
Essa comprovação é mais difícil do que parece, os golpistas somem do mapa. Até que comprove que é inocente, enfrentará um processo judicial. Esse golpe é muito sério e prejudicial.
Como evitar? A melhor forma de evitar esse tipo de golpe é por meio da consulta veicular detalhada. Por meio dessa consulta você poderá saber se o veículo que deseja adquirir já foi roubado ou furtado, o número de proprietários aproximado que já teve, etc. Ou seja, se algo estiver errado, você conseguirá identificar rapidamente.
A consulta veicular, então, é uma pesquisa completa sobre o seminovo, caso algo esteja errado, é possível identificar ao consultar o veículo.
Golpe do carro financiado
Esse golpe se dá quando um veículo que está sendo financiado é vendido. Diversas pessoas fazem esse processo e assumem a dívida – em alguns casos pode até ser vantajoso, dependendo do valor restante a ser pago.
O golpe é quando o carro financiado é vendido sem que o comprador tenha conhecimento dessa condição. Ao passar a titularidade para seu nome, terá que arcar com a dívida e caso isso não seja feito, o veículo é tomado pela instituição financeira.
Ou seja, ou terá um custo muito maior com o veículo ou perderá sua posse poucos meses após começar a usá-lo. Esse golpe infelizmente é comum. É aplicado, principalmente, por pessoas que não querem ou conseguem pagar as parcelas restantes e querem se livrar da dívida.
Para evitar esse tipo de problema, consultar a situação do veículo, em especial, o gravame é extremamente importante.
Gravame é um registro lançado sobre o carro para informar que ele está atrelado a um financiamento. É uma forma de garantia da instituição financeira sobre o veículo. Consultar o gravame juntamente com a consulta veicular, evita esse tipo de golpe facilmente.
Com apenas um clique no site da Consultas Prime, terá acesso ao histórico e condição do gravame do carro.
Golpe dos débitos a pagar
O golpe dos débitos é simples: o vendedor vende o seminovo com diversas pendências financeiras para o nosso titular do veículo pagar. Isso é feito, principalmente, parcelas do IPVA e multas.
Novamente, muitas pessoas fazem esse processo de compra, entretanto, quando o comprador não sabe dessas condições acaba saindo no prejuízo. Para evitar esse golpe, o ideal é consultar o histórico do veículo, em especial consultar o Renavam.
Esse termo se refere ao registro do veículo nos órgãos competentes – como nosso CPF ou RG. O número desse registro está no canto superior esquerdo do documento do veículo.
Também é possível consultar o veículo pela placa do carro na Consultas Prime. O que facilita muito, dado que a maioria dos golpistas não querem passar dados importantes como esse.
Como fazer uma consulta veicular completa e evitar golpes?
Diversas empresas oferecem essas consultas. Como vimos é um passo muito importante para identificar possíveis problemas nos veículos seminovos. Nossa recomendação é: não compre um carro usado sem ter essas informações em mãos.
Essas consultas podem custar pouco mais de R$10,00 e evitam uma série de grandes transtornos. Valem muito a pena! Na Consultas Prime, oferecemos diversos tipos de consultas por preços justos e a rapidez que você precisa em uma negociação.
Para consultar o veículo com transparência e confiança, a Consultas Prime é sua aliada. Não compre no calor do momento, se previna e confira se está tudo dentro da legalidade.
Temos certeza de que não se arrependerá. Entre em contato!