Consulta veicular: entenda como verificar o Gravame de um carro financiado!

Consulta veicular: entenda como verificar o Gravame de um carro financiado!

Comprar um veículo seminovo pode ser muito vantajoso caso tome alguns cuidados. Dentre eles está a consulta veicular, serviço necessário para entender se essa será ou não uma boa aquisição. E verificar o Gravame é fundamental em caso de financiamento de veículos.

Isso porque, alguns vendedores podem não contar todos os detalhes sobre o carro ou moto. Nessas consultas é possível entender o histórico do veículo, se é ou não problemático, situação financeira, se já foi roubado ou furtado, entre outras informações importantes. 

Além é claro, do Gravame que indica se o veículo está atrelado a um contrato ou não, como o financiamento. A importância é clara: nestes casos, uma instituição financeira está ligada ao automóvel e por isso, a compra e venda do bem não é possível até que seu atual dono quite a dívida. 

Caso contrário, enfrentará grandes transtornos no momento da transferência do veículo. Então, motivos não faltam para tomar cuidados ao adquirir um seminovo. Existem diversos tipos de golpes nesse segmento, então toda medida de segurança é válida. 

Muitos não sabem que é possível consultar  histórico do veículo antes de comprá-lo e acabam caindo em alguns problemas maiores. Como dissemos, não queremos transmitir a ideia que seminovos não valem a pena. 

Nos referimos apenas que para ser um bom negócio, é importante analisar toda a situação do carro, moto ou qualquer que seja o veículo. Para entender melhor sobre o tema, explicaremos o que é essa consulta veicular e quais informações dá para obter por este serviço. 

Também abordaremos a importância de consultar o Gravame antes de qualquer negócio. Caso não saiba muito bem sobre o que este termo se refere, não se preocupe, explicaremos tudo que precisa saber sobre o tema. 

Assim terá certeza de que seu seminovo é uma compra que só trará benefícios. Acompanhe!

Como verificar o Gravame e por que fazer uma consulta veicular?

O principal motivo é a segurança, dado que existem muitas pessoas mal intencionadas. Este cuidado não deve ser tomado apenas em compras direto com o proprietário, mas até mesmo em concessionárias – muitas não sabem se o veículo já passou por leilões, por exemplo. Em caso de financiamento – onde haverá o Gravame – este procedimento é bem importante.

Economia também é um ponto importante neste tema. Já ouviu o ditado “o barato sai caro”? Nestes casos, essa frase se encaixa perfeitamente. Dependendo da situação do veículo, apesar de adquirir por um valor menor por ser um seminovo, gastará mais a longo prazo.

Pelas manutenções, trocas de peças e possíveis consertos. Então este é mais um ponto de alerta. Problemas na transferência da titularidade do veículo, dívidas e financiamento em atraso podem proporcionar uma grande dor de cabeça.

Então, o motivo para fazer a consulta é: faça uma compra segura, sabendo de todos os detalhes do carro ou moto para evitar surpresas. Saiba tudo que pode descobrir pelas consultas e tenha dimensão do tanto que é importante fazer este serviço. 

Consulta veicular: o que se descobre?

Existem diversos tipos de consultas, desde as mais simples até as bem detalhadas. De forma geral, é possível ter acesso a dados de toda a situação do  veículo, como se já foi roubado ou furtado, o número de proprietários aproximado que já teve, número do chassi e do renavam. 

Também dá para saber sobre possíveis restrições administrativas do veículo, se o dono tem dívidas ou se o automóvel já passou por algum sinistro. Confere se já foi leiloado ou está em processo de leilões.

E claro, entender se o carro ou moto está ligado a algum financiamento. Esse ponto é muito importante e deve ser um dos principais cuidados ao comprar um seminovo. Saiba mais! 

Importância de consultar o Gravame

Gravame é um registro que indica se o bem está ou não atrelado a um contrato. Nos casos dos veículos, serve principalmente para mostrar se o automóvel está sendo financiado.

Isso porque, quando um bem está passando por um financiamento e ainda não foi quitado completamente, não pode ser vendido ou passado para outro nome. Ou seja, até que as parcelas sejam todas pagas, o carro ou moto é do titular da tomada de crédito e da instituição financeira.

Infelizmente, muitos não seguem esta norma e tentam vender o bem. A titularidade do veículo nestes casos, não é transferida ao novo dono. Portanto, é possível que pague pelo veículo e não o tenha em seu nome. 

Para evitar essas situações, a consulta de Gravame é a melhor opção. 

Como fazer?

Um benefício desse tipo de consulta, é que pode ser feita de qualquer lugar do mundo. Existem diversas empresas que oferecem estes serviços pela internet, como a Consultas Prime.

Conheça as modalidades de consultas veiculares e faça compras seguras. Basta se cadastrar e fazer o pagamento para acessar as informações importantes. Nossa empresa é referência quando o assunto é transparência e confiança neste segmento. 

Analise todas as informações citadas para entender se a compra vale ou não a pena.