Comprei carro com chassi adulterado

Comprei carro com chassi adulterado

Segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores (ANFAVEA), cerca de 89% dos brasileiros desejam comprar carro. Desses, 68% afirmam que pretendem adquirir um carro usado. Entretanto, o sonho do carro próprio pode ser frustrado caso veículo tenha chassi adulterado.

Certamente, a compra de um carro novo exige muita cautela. As pessoas costumam se programar para adquirir um veículo durante meses. Contudo, na expectativa de conseguir um automóvel, muitas dessas pessoas acabam focando mais na parte financeira. Logo, quando o tão esperado dia chega, detalhes técnicos importantes são ignorados. Como por exemplo pensar na possibilidade do veiculo estar com o chassi adulterado.

Além disso, comprar um carro tornou-se ainda mais difícil com a chegada da pandemia causado pelo Covid-19, sobretudo para quem precisa de crédito para financiar. Logo, quando surge a oportunidade, o comprador pode se deixar levar pela empolgação e cair em uma cilada.

O que é chassi e qual a sua utilidade?

O chassi é um conjunto formado por 17 caracteres que contém todas as informações acerca do automóvel. Por meio dele é possível saber o fabricante, a área geográfica, o modelo, a carroceria, entre outras informações importantes. Nós até escrevemos um post explicando mais detalhadamente como usar o decodificador de chassi, veja aqui…

Por isso, quando ocorre de ter um carro roubado, essa numeração é logo alterada para omitir a verdadeira origem do veículo, dificultando o reconhecimento pelas autoridades.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Acima de tudo, os caracteres do chassi devem ser exatamente iguais nas peças que compõem o carro. Ele pode ser encontrado na parte inferior do banco traseiro, no porta-malas, no banco do passageiro, nos vidros e no motor. Na maioria dos casos, além de adulterar o chassi, os bandidos também alteram toda a documentação carro.

Portanto, a adulteração do chassi é um crime bastante comum. Assim que roubam um veículo, os criminosos costumam raspar os 17 caracteres para omitir informações a respeito da identificação do veículo e revendê-lo. Neste post, a Consultas Prime vai te dar dicas para te ajudar a identificar se o automóvel teve o número do chassi adulterado e o que fazer nesses casos. Então neste post você não vai correr o risco de ter que falar esta frase infeliz: “Comprei carro com chassi adulterado” !

Como identificar o chassi adulterado?

O chassi pode ser adulterado de muitas formas. A numeração pode ser raspada, polida ou os criminosos podem dar um acabamento falso e inserir uma numeração diferente. Para identificar um chassi adulterado, o comprador precisa olhar o lado interno da chapa para garantir que ela não está com uma textura diferente do lado oposto.

Além disso, antes de fechar negócio, o comprador precisa conferir se a numeração é a mesma que está no banco traseiro, no porta-malas, no banco do passageiro, nos vidros e no motor. Outra dica é consultar o Decodificador de Chassi ou mesmo a Consulta veicular no site Consultas Prime, pois esse site oferece um serviço de busca mais completo.

Talvez, identificar o chassi adulterado não seja uma tarefa muito fácil, é necessário tempo e paciência, além de atenção aos detalhes. No entanto, é preciso levar em consideração os riscos de ter o carro apreendido em uma operação policial ou não conseguir legalizar o automóvel com os órgãos reguladores. Então a maneira mais fácil de validar o chassi é utilizando a Consulta Decodificador de Chassi da Consultas Prime.

Consulte placa de carro na Consultas Prime

A placa de carro é também uma forma de garantir que a situação do veículo está regular. A placa é registrada pelo Departamento Nacional de Trânsito e permite acessar o histórico de vistorias do carro por meio de uma busca na internet. A Consultas Prime, por exemplo, possibilita o acesso às informações a respeito do veículo de maneira simplificada.

Da mesma forma, esse tipo de consulta veicular é essencial para verificar se o carro possui pendência financeira ou mesmo outras, e se há algum registro de ocorrência de roubo e furto envolvendo o veículo. Conforme já discutimos, trata-se de um processo que pode levar apenas alguns minutos, mas que é essencial para assegurar o comprador.

Finalmente, mas não menos importante, faça uma análise detalhada do aspecto físico da placa mercosul. Confira a furação do lacre, as condições do fio e se o código da placa de carro está em conformidade. Verifique se existem rebarbas e se há marcas ou amassados na placa.

Faça uma análise do motor com a consulta número de motor

Uma breve consulta número de motor pode revelar sinais de adulteração. Geralmente, a numeração fica registrada no bloco. Se o chassi tiver sido adulterado, o bloco pode apresentar desalinhamento da numeração, sinais de raspagens, marcas de rebites, amassados e perfurações.

Da mesma forma, a etiqueta de identificação do motor precisa ser analisada. Sinais de adulteração podem ser percebidos pela má distribuição da cola. As etiquetas também contêm o número do chassi e é semelhante às etiquetas que ficam no assoalho e na coluna.

Consulte a documentação

Mais um passo importante para evitar você dizer: Comprei carro com chassi adulterado é analisar a documentação do veiculo.

Mais conhecido como licenciamento, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento essencial para manter o veículo regularizado. No entanto, é muito comum que veículos roubados sofram modificações junto às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran).

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Portanto, para constatar se houve fralde, você não deve abrir mão do CRLV na hora da compra. Além disso, você precisa analisar o documento com cautela para ver se não há marcas de tinta, rasuras ou outras imperfeições.

Descobri que comprei carro com chassi adulterado, e agora?

Quando houver desconfiança ou ficar constatado que o chassi foi adulterado, você precisa comunicar as autoridades. Em alguns casos, é possível recuperar o carro que teve o chassi adulterado e fazer a remarcação, mas é necessário ter a autorização do Departamento Nacional de Trânsito.

Desvalorização Comercial com Chassi Adulterado

Consequentemente, o veículo sofre desvalorização comercial, mesmo que a remarcação seja permitida pelo órgão competente. Normalmente, o valor do carro com chassi remarcado pode cair em até 30%. Além disso, você pode encontrar dificuldade ao tentar renegociar o veículo.

Provavelmente, a prevenção é a melhor opção quando a adulteração do chassi do carro é constatada. Vale lembrar que o comprador pode até ser responsabilizado criminalmente por receptação, caso o veículo seja mesmo roubado.

Portanto, o mais indicado é buscar ajuda profissional, fazer a vistoria do veículo o mais rápido possível e realizar a consulta veicular na Consultas Prime. Há muitos casos em que o comprador foi ressarcido após a confirmação de que o carro teve o chassi adulterado, principalmente quando a compra tinha sido realizada em revendedoras de carros usados.

Além disso, devemos reforçar que é possível fazer a consulta veicular completa por meio da Consultas Prime. Confira aqui os planos de consulta

Referências:

https://doutormultas.jusbrasil.com.br/artigos/628509995/voce-sabe-o-que-e-o-crlv

https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbt-brasil/noticia/143857-quase-90-dos-brasileiros-querem-comprar-um-carro-em-2020-diz-pesquisa

https://www.consultasprime.com/veiculos/