Quando se tem uma empresa, para evitar transtornos e prejuízos no futuro, é importante conhecer bem com quem está se fazendo negócio. Portanto, nessas horas, é indispensável saber como ver a situação cadastral do cliente.
Mas, afinal, por que devo fazer isso? Uma das razões é a segurança. Quanto mais conhecimento se tem sobre o histórico daquele cliente, certamente menores serão os riscos de passar por situações como fraudes, por exemplo.
Acima de tudo, seja sempre uma pessoa prevenida. Tem alguma dúvida a respeito? Nesse artigo, a Consultas Prime vai tirar as suas dúvidas sobre o assunto e te mostrar como verificar como ver a situação cadastral do cliente.
Por que consultar a situação cadastral?
Primeiro de tudo, quando se tem uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é importante criar o hábito de se consultar a situação cadastral do CPF ou CNPJ dos seus clientes.
Pode não parecer, mas esse procedimento pode te ajudar a fechar bons negócios e evitar os tão temidos inadimplentes ou golpistas.
Sendo assim, você terá uma maior segurança ao efetuar as suas vendas, ainda mais se elas envolverem valores altos. Veja as vantagens:
- Evita ações fraudulentas de criminosos, caso eles tenham clonado o CPF de alguma pessoa;
- Protege de empresas fantasmas, que podem gerar prejuízos enormes e ainda envolver o seu nome em organizações criminosas;
- Previne de complicações com a Receita Federal. Emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em um CNPJ problemático pode te colocar em situações complicadas junto ao Fisco.
- Diminui as chances de endividamento. A consulta permite verificar se aquele cliente tem um histórico de ser um mau pagador, o que pode servir de alerta para você evitar esse tipo de transtorno.
Essas são apenas algumas das razões pela qual a consulta de situação cadastral é fundamental. Contudo, é importante salientar que essa pesquisa deverá ser realizada de forma rápida, porém com cautela e precisão.
Situação cadastral empresarial – CNPJ
Uma das formas de verificar a situação cadastral do seu cliente é por meio do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Através dele, você consegue verificar, junto à Receita Federal, se a empresa em questão está, ou não, ativa.
Essa análise te permite, acima de tudo, ver se o cliente está respondendo algum processo judicial ou se possui dívidas tributárias.
Também existem consultas que revela se existem protestos em abertos e pendências judiciais, tributárias e comerciais. Dessa maneira, você avalia se vale, ou não, a pena fazer negócio com essa empresa.
Portanto, ao consultar CNPJ ou consultar CPF de um cliente, é preciso entender que a empresa poderá estar enquadrada em diferentes tipos de classificações de situação cadastral.
São elas: Ativo (regularizada e sem pendências), Suspenso (regularizada, porém com algum problema), Inapto (apresentam irregularidades por dois anos consecutivos), Baixado (está extinta) e Nulo (possui características duvidosas).
Para entender um pouco melhor sobre o assunto, a Consultas Prime preparou um artigo falando sobre a situação cadastral e a sua importância.
Consultar CPF
Além do CNPJ, outra maneira de verificar a situação cadastral do seu cliente é por meio do CPF. Com a Consultas Prime, você tem acesso a esses dados sobre a situação financeira de uma pessoa física no mercado.
Através dessa pesquisa é possível ver se existem dívidas com empresas privadas, bancos, atrasos de pagamentos, protestos de títulos, ou quaisquer irregularidades.
É importante nessas horas se atentar não apenas na existência da pendência financeira, como também os valores envolvidos e o tempo que essa dívida está ativa.
Pode não parecer, mas tudo isso servirá como um indicador na hora de fazer uma grande venda, principalmente se o valor for parcelado.
A partir do momento que você tem um conhecimento detalhado da situação do cliente, verá se o mesmo tem ou não condições de honrar com as suas obrigações.
Dessa forma, a sua empresa poderá reavaliar se o negócio vale a pena ser realizado, ou se será necessário modificar as formas de negociar, de modo que as operações de liberação de crédito sejam mais seguras.
Como ver a situação cadastral
A inadimplência no Brasil ainda é considerada alta. O atual cenário global, devido à razão de que estamos enfrentando uma crise econômica, afetou drasticamente as empresas.
Como resultado, até mesmo aquelas que antes conseguiam cumprir com as suas obrigações em dia acabaram se endividando.
Esse panorama reforça ainda mais a relevância de se verificar a situação cadastral do seu cliente. Tendo o entendimento necessário, o próximo passo é colocar tudo isso em prática.
Primeiro de tudo, saiba que esse procedimento, tanto para CPF, quanto para CNPJ, poderá ser feito de várias maneiras. Contudo, as pesquisas pagas costumam ser o caminho mais eficiente nessas horas.
Um dos motivos é a praticidade. Com a Consultas Prime, por exemplo, você não terá que ficar pesquisando em vários lugares todos esses dados. Pelo contrário, terá acesso a tudo que precisa de forma unificada, precisa e rapidamente.
Por meio da tecnologia, utilizamos ferramentas inteligentes que reúnem todas as informações, como status de regularidade, ações judiciais, dívidas, falência, entre outros.
No caso de consultar CPF, você também poderá saber o
score do cliente, conforme o seu histórico como pagador. Essa análise é feita em conjunto com bancos e instituições financeiras.
Veja como o procedimento é supersimples de se fazer:
- 1- Acesse o site da Consultas Prime.
- 2- Selecione o item “Restrições financeiras”.
- 3- Seleciona a opção COMPRAR CRÉDITO