Como identificar veículo sinistro

Como identificar sinistro de veículo

Um veículo sinistro é todo automóvel que já passou por alguma danificação em sua estética ou parte mecânica. O dano pode ter sido em decorrência de acidentes, alagamentos ou incêndios. Em outros casos, o dano pode ter ocorrido por furto ou roubo do automóvel. Então o grande segredo ao comprar veículos nestas condições é saber Como identificar veículo sinistro.

Geralmente, consideram-se os sinistros como leves, ou seja, aqueles que podem ser reparados sem grande dificuldade; e os graves, que indicam perda total do veículo. Com a Consultas Prime, é possível consultar as informações mais relevantes sobre veículos com sinistros. Saiba mais sobre os tipos e suas características:

  • Sinistros leves: neste caso, a seguradora procede com a reparação do automóvel e o retorna para o dono;
  • Sinistros graves: o dono é indenizado com a quantia estipulada na apólice e coloca-se o automóvel em leilão. Automóveis com sinistro podem ser encontrados com valores até 30% mais baixos que os tradicionais, por isso é importante estar atento.

A queda no valor é possível, pois alguns danos em sua estrutura exigem grandes investimentos e são mais difíceis de serem aceitos por seguradoras.

Confira a seguir todas as informações sobre a identificação de veículos com sinistros e outros dados relevantes sobre o assunto:

O que é o processo de sinistro para um veículo?

Primeiro de tudo, o veículo sinistro deve ser informado à seguradora pela corretora de seguros. Após o procedimento, o carro deve passar por uma vistoria realizada pela seguradora para analisar os danos causados. A vistoria serve para que a seguradora decida se os danos podem ser cobertos, de acordo com a apólice e a situação do automóvel.

Como deve ser comunicado o veículo sinistro?

Basta contatar a corretora de seguros e especificar o que aconteceu com o veículo: qual foi o tipo de acidente, a gravidade do mesmo e quais danos foram sofridos pelo carro.

É fundamental que o condutor seja sincero a respeito das informações e detalhes do acidente, bem como a gravidade do ocorrido. Após comunicar a corretora de seguros, o condutor pode prosseguir para o boletim de ocorrência.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Em casos de roubo ou furto do automóvel, o condutor deve contatar primeiramente a polícia para registrar o boletim de ocorrência e, só então, informar a seguradora sobre o ocorrido.

Em quanto tempo a seguradora deve pagar o veículo sinistro?

O pagamento deve ser realizado em até 30 dias a partir da entrega da documentação do veículo. Entretanto, é importante salientar que, em alguns casos, a indenização não é autorizada. O pagamento é abatido de acordo com a apólice e vistoria realizada no automóvel.

O seguro deve ser acionado em todas as ocorrências?

Não é preciso acionar o seguro se o acidente for provocado por outros condutores. Ou seja, se outro veículo atingir o carro, quem aciona o seguro é o condutor que provocou o acidente. Este caso é uma preocupação comum de quem compra veículo sinistro, pois é importante saber se o mesmo já foi batido e qual a gravidade do problema causado.

Como consultar o sinistro do veículo?

Para consultar se o veículo tem sinistro, há duas alternativas simples:

Documentação

Consulte o campo de observações do documento do veículo. Busque pela sigla CSV e procure por uma sequência numérica. Caso haja, o condutor deve entrar em contato com o Detran e consultar dados sobre o veículo;

Consultas Prime

Contratar os serviços da Consultas Prime para obter tudo o que precisa saber sobre a situação do veículo com sinistro, de forma eficiente e fácil.

Não é difícil encontrar veículos usados e seminovos com alguma particularidade em seu histórico. Por isso, para adquirir veículos usados com segurança e tranquilidade, é essencial que o condutor faça uma análise completa da trajetória do automóvel. Veja agora as principais dicas para comprar um carro usado ou seminovo e não cair em golpes;

Integridade física

Observe a pintura do veículo e se há tonalidades diferentes em sua lataria. Normalmente, as funilarias não conseguem alcançar a cor original de fábrica, deixando o automóvel com manchas, opacidade na pintura ou aspereza.

Busque por riscos, partes amassadas, defeitos no alinhamento e o estado de conservação dos vidros;

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Consulta completa veicular

Realizada pela Consultas Prime, a consulta veicular entrega todo o histórico do veículo sinistro. A precisão das informações traz dados sobre eventuais roubos, furtos, financiamentos, multas, débitos, entre outros.

O procedimento fornece maior segurança ao novo condutor e elucida muitas dúvidas sobre a trajetória do carro;

Valor do automóvel

Desconfiar de veículos com preço muito abaixo do habitual, é uma medida de segurança indispensável para o comprador. Afinal, o carro já possui um valor abaixo da média por ser um veículo com sinistro.

Portanto, estar atento ao preço do carro e suas condições é de extrema importância para evitar dores de cabeça posteriores;

Conservação

É altamente recomendado que o novo condutor observe minuciosamente o estado do motor, da parte mecânica e das peças originais do veículo com sinistro. Note se o carro apresenta emendas, se a sequência do chassi condiz com a documentação e, caso haja necessidade, contrate um mecânico para auxiliar na observação.

É fato que alguns acidentes podem causar danos extremos ao veículo e seu interior, desvalorizando-o quase que completamente. Por isso se torna muito importante aprender estas dicas de Como identificar veículo sinistro.

Para que a venda seja efetuada, é comum encontrar casos em que o veículo com sinistro é inteiramente remendado, escondendo parte dos problemas mais graves.

Por esse motivo, o comprador deve atentar-se aos detalhes do automóvel, pois defeitos mascarados podem causar infiltrações, falhas no alinhamento e balanceamento e episódios irreversíveis na parte mecânica.

Conclusão sobre Como identificar veículo sinistro

Concluindo, é importante ressaltar que o novo condutor esteja comprometido a avaliar o veículo com sinistro, antes de adquirir o mesmo. E, apesar de ser uma compra consideravelmente trabalhosa, o veículo sinistro não é um problema. Há muitas opções no mercado de veículos com sinistro, sendo bem reformados e íntegros para mais tempo de uso.
Por fim, mesmo com sua mecânica e aparência em dia, o veículo com sinistro deve ser informado ao novo comprador, bem como às partes competentes para registro da ocorrência. E um dos processos para melhorar sua segurança é realizar a consulta veicular disponível na Consultas Prime.