Como evitar e Diminuir a inadimplência de clientes é, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos dos pequenos, médios e grandes empresários, considerando o fato de que não receber a dívida contraída pelo cliente pode ser menos vantajoso economicamente para os negócios, do que receber, sobretudo, em caso de crediário, opção de pagamento a longo prazo dada ao cliente pela empresa.
Somado a esse contexto, vale salientar que o Brasil vive uma de suas fases mais preocupantes no que diz respeito ao crescimento do número de contas e faturas atrasadas.
De acordo com a Revista Exame, são mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes, um prejuízo que equivale a, aproximadamente, R$ 260 bilhões.
Diante de um cenário como esse, todo cuidado é pouco na negociação com novos clientes. É preciso tomar uma série de atitudes para evitar e diminuir a inadimplência. A seguir, apontamos alguns caminhos que pode adotar. Confira!
Análise de documentos antes de fechar negócio
Geralmente, antes de um fechar um negócio, como a compra de um carro, por exemplo, o cliente fornece uma série de documentos que podem ser analisados com o objetivo de garantir ao empresário que ele realmente está fazendo um bom negócio.
Entre esses documentos, estão: comprovante de residência, holerite, extratos bancários e outros que possam comprovar que o cliente possui renda que seja capaz de assumir o compromisso de pagamento das parcelas mensais do bem adquirido.
A empresa que não analisa ou realiza consultas CPF dos documentos do cliente, pode, sem dúvida alguma, colocar-se em risco e, no âmbito mercadológico, isso significa uma pedra no meio do seu caminho. Para os especialistas da Consultas Prime, o inadimplemento de clientes afeta significativamente o desenvolvimento da empresa e pode fazer com que ela perca competitividade no mercado.
Negociação pelo Pefin
Hoje, existem formas mais inteligentes e estratégicas para negociar dívidas com clientes e, assim, evitar ou diminuir a inadimplência. Uma delas é o Pefin.
Essa solução, além de garantir a regularização e inclusão de dívidas no banco de dados, possibilita que a sua empresa encontre o cliente devedor e inicie. Dessa maneira, a negociação para a quitação da dívida em aberto. Algumas das informações que a plataforma disponibiliza são: localização do cliente, nome completo e meios para contato, como telefone, por exemplo.
Além disso, ela viabiliza a comunicação entre empresa e cliente, fornecendo instrumentos para isso, como carta-comunicado, que informa ao devedor o valor do débito existente, bem como dá orientação para que este proceda ao pagamento.
Em suma, podemos dizer que alguns dos principais benefícios do Pefin são: otimização na cobrança; precisão no processo de cobrança; redução de tempo na busca pelo cliente-devedor; maior índice de recuperação de dívidas em atraso, ao menos conforme.
Consultar o histórico do cliente no mercado
Outra maneira para garantir confiabilidade e segurança no processo de negociação com o cliente é consultar o seu histórico no mercado. Isso pode ser feito no Score. É uma solução que, certamente, ajuda a empresa a evitar e diminuir o índice de inadimplência.
O Score disponibiliza não só o histórico do cliente, ou seja, as negociações que ele já fez no mercado, mas também uma pontuação que o classifica com um bom ou não pagador. A pontuação do Score vai de 0 a 1000. Quem mais se aproxima de 0, é visto como um pagador que não oferece muita confiança, portanto, pode se um risco para a empresa. Já quem se aproxima dos 1000 pontos, ficando entre 700 e 1000, oferece pouco risco e se apresenta como uma ótima oportunidade de negócio.
O que precisa entender é que, se for possível, combine os diversos métodos que podem dizer se é ou não um bom negócio fazer negócio com certo cliente. É assim que poderá reduzir ou índice de inadimplência ou até mesmo evitar tal risco.
Todavia, pode existir casos em que o cliente deixou de quitar suas dívidas já encerrada a negociação. Nesse caso, o que fazer para tentar diminuir a inadimplência e, assim, receber a dívida em aberto?
Conversar é uma das melhores táticas, segundo os especialistas
A melhor forma de cobrar aos devedores, conforme os especialistas, é conversar, mas de forma que eles entendam a conversa como uma atitude amistosa, amigável, e não como a maioria das pessoas da área faz: iniciam uma conversa em tom elevado, chegando a ameaçar os devedores – esse é um erro que deve evitar, pois isso não só assusta os consumidores, mas pode fazer com que a sua empresa fique a ver navios, em vez do valor da dívida em aberto.
O ideal, apontam os especialistas, é manter o tom amigável e tentar ouvir o consumidor, com o objetivo de compreender as razões pelas quais ele deixou de pagar certo boleto ou fatura. Os motivos podem ser vários: desemprego, esquecimento etc. A partir disso, pode-se pensar na melhor solução tanto para o cliente-devedor como para a marca.
Qual é a melhor época para iniciar um processo de cobrança?
Talvez já tenha se feito essa pergunta. Conforme os especialistas, o processo de cobrança começa antes mesmo de a dívida existir. Para isso, é preciso monitorar o consumidor (consultando, por exemplo, as soluções da Consultas Prime, para que assim seja possível pensar em uma solução antes de a dívida se tornar um bola de neve e, dessa maneira, diminuir a probabilidade de quitação.
Como vimos, existem alguns caminhos que pode adotar para, enfim, evitar e diminuir inadimplência, algo que todos os empresários desejam. Afinal, quando o cliente paga em dia suas contas, a empresa pode investir na melhoria dos seus processos e, assim, aumentar o seu diferencial competitivo no mercado.
Gostaria de conhecer melhor as soluções da Consultas Primes, como o Pefin? Em caso de resposta positiva, acesse agora mesmo o nosso site. Você não irá se arrepender, nem tampouco a sua empresa.
Consultas Prime: o seu distribuidor Consultas OnLine
Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos informações sobre cadastros de crédito, Score, negativados, protestos e muito mais.
A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.
Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.
Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.