Como descobrir a Placa Mercosul de um chassi ?

Como descobrir a Placa Mercosul de um chassi

Os automóveis possuem diferentes formas de identificação, duas delas são a placa Mercosul e o número do chassi. A Consultas Prime oferece aos seus clientes a opção de pesquisar as placas de carro utilizando os números do chassi, tudo isso sem sair de casa e direto pelo computador. Então vamos ver agora Como descobrir a Placa Mercosul de um chassi.

As pesquisas feitas por meio da Consultas Prime permitem que o usuário entre em contado com uma gama de outras informações. Além disso, é possível saber se o automóvel já foi leiloado, se esteve envolvido em algum acidente ou se o carro foi fruto de furto ou roubo.

Placa Mercosul

Os motoristas brasileiros estavam acostumados com a placa cinza e preta que foi o padrão nacional durante muito tempo, mas desde 2018 as placas Mercosul começaram a rodar pelas estradas. Em janeiro de 2020, o novo tipo de identificação se tornou obrigatório em algumas situações:

  • Primeiro emplacamento;
  • Mudança de dono e/ou município;
  • Troca de categoria;
  • Quando a placa antiga não passa na vistoria.

Os bancos de dados que a Consultas Prime disponibiliza para os seus usuários permitem que seja possível obter informações por meio do chassi. Tanto de carros com placa modelo antigo, como de automóveis que já utilizam o padrão internacional.

comprar credito
comprar credito

Esse novo tipo de placa recebe a denominação Placa Mercosul, porque ela segue as normas estabelecidas pelo bloco econômico. Muito parecido com os carros europeus, que usam o modelo de placa da União Europeia.

Isso quer dizer que países, como Brasil, Uruguai e Argentina, agora utilizam a mesma placa, o mesmo padrão de cores, sistemas de identificação e sequência numérica. Para seguir as novas normas de identificação que a Consultas Prime disponibiliza meios para que as placas Mercosul posam ser pesquisadas por meio do chassi.

Chassi

Assim como a placa Mercosul, o número do chassi também é uma das formas de identificação de um automóvel, por isso, ambos os números podem ser inseridos no sistema da Consultas Prime para realizar pesquisas sobre a real situação do veículo.

O chassi, igual à placa Mercosul, é composto por uma combinação alfanumérica, ou seja, uma junção de letras e números. No total, são 17 caracteres que compõem esse código, sendo que cada veículo possui uma numeração específica. Portanto, para as pesquisas da Consultas Prime darem certo, é necessário fornecer os 17 números corretamente.

As placas Mercosul trazem informações, como país de origem e estado brasileiro no qual o veículo está registrado. Já o número do chassi traz todos os dados referentes àquele automóvel, como: modelo, ano, local de fabricação, cor, fabricante e número de série.
Portanto, o chassi é uma ótima forma de comparar as informações que você tem sobre o veículo com os resultados obtidos por meio da pesquisa da Consultas Prime.

Por que pesquisar a Placa Mercosul por meio do chassi

Se o número do chassi já fornece o histórico do veículo, por que é importante pesquisar da placa Mercosul por meio dele. Porque, apesar de contar todo o histórico de fabricação do veículo, ele não fornece informações sobre o que aconteceu com o carro durante o período em que estava rodando pelas ruas.

Qualquer incidente envolvendo veículos é registrado por meio do número da placa, seja ela comum ou Mercosul. E como existe uma placa para cada chassi, esse modelo de pesquisa oferecido pela Consultas Prime possibilita que o usuário entre em contado com um grande número de informações.

As pesquisas da Consultas Prime, além de identificar a placa Mercosul atrelada àquele número de chassi, também disponibiliza uma série de outras informações sobre o veículo e seu dono. É possível descobrir se o carro foi quitado ou ainda está sendo pago, quais as multas aplicadas a ele, se existe alguma multa em aberto e a condição da documentação.

Comprar Credito consultas prime
Comprar Credito consultas prime

Os serviços prestados pela Consultas Prime são, portanto, essenciais quando está sendo realizada uma negociação de compra e venda de algum veículo automotivo. É extremamente recomendado que os interessados em adquirir um carro usado sem esse sistema para conferir a legitimidade dos números do chassi e da placa Mercosul.

Fraudes Criminosas

Fraudes criminosas, como a clonagem de um veículo, é um dos crimes comuns no Brasil. Portanto, conferir o chassi com a placa Mercosul por meio da Consultas Prime traz mais segurança ao processo de compra e venda entre as partes.

Isso acontece porque as informações fornecidas pela Consultas Prime são obtidas nos próprios bancos de dados dos órgãos estaduais. Dessa forma, podem ser utilizadas para comparar o que está cadastrado com a situação real do veículo, como chassi e número da placa Mercosul.

Caso alguma das informações fornecidas pelo comprador não sejam iguais às obtidas pela pesquisa da Consultas Prime ou se houver uma discrepância entre o número do chassi ou da placa Mercosul, isso é um forte indício de que o veículo é ilegal e pode estar envolvido em alguma fraude.

Como descobrir a placa Mercosul de um chassi

Suponhamos que você vá trocar de carro e tenha escolhido um modelo usado. O vendedor te passou todas as informações do veículo, mas você deseja conferir a veracidade do que ele disse.

Muito simples. Acesse o site da Consultas Prime e vá até à página de Consulta Veicular, como resultado, você vai encontrar uma série de opções diferentes de pesquisas sobre veículo. Entretanto, a pesquisa completa é a que utiliza o número do chassi ou da placa Mercosul.
Escolha a opção “Veículo Completa” no site da Consultas Prime, em seguida, forneça o número do chassi do veículo pelo qual está interessado. O sistema vai vasculhar todas as informações ligadas a esse número e repassá-las a você, o número da placa Mercosul entre elas.

Você também terá acesso a informações sobre restrições, roubo e furto. Além disso, terá disponível dados cadastrados de fábrica, o número de proprietários que o automóvel já teve, sinistros e se o carro já esteve na lista de algum leilão.

Os serviços prestados pela Consultas Prime estão acessíveis a qualquer pessoa interessada, basta acessar o site e escolher entre uma pesquisa avulsa ou um dos planos de pagamento. CLIQUE AQUI e faça uma pesquisa de Veículo Completa.