No meio das facilidades oferecidas pelo ambiente virtual está o Certificado Digital Empresarial. Mas você realmente sabe o que é um Certificado digital e sua importância para empresa ? O certificado digital e-CPF e e-CNPJ são os documentos oficiais do governo brasileiro para detectar o habitante e a empresa na Internet.
Com ele você pode detectar com segurança a entrada de qualquer pessoa ou organização nos sistemas, e também serve para conceder validade jurídica em contratos, procurações, faturas online, processos judiciais, registros médicos, entre outras aplicações.
O que é um certificado digital?
O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica criada para facilitar a vida de indivíduos e organizações. Com ela, eles têm a possibilidade de acelerar processos, minimizar custos e, acima de tudo, garantir a validade legal, estabilidade e confidencialidade dos dados, devido ao fato de que ela identifica inquestionavelmente indivíduos e organizações na esfera eletrônica. É como um “cartão de identidade para todo o mundo digital”.
O Certificado Digital pode ser usado para assinar documentos e contratos, e a assinatura digital feita com ele tem o mesmo custo legal que a assinatura que o planeta inteiro conhece, feita com uma caneta em um arquivo de papel. O recurso é tão seguro que a maioria das aplicações governamentais exige seu uso em suas transações.
Por que obter um certificado digital ( e-CPF ou e-CNPJ ) ?
Muitas vezes utilizado para acelerar o processo de assinatura digital de documentos, o certificado digital confere validade legal e estabilidade criptografada a arquivos virtuais, substituindo documentos físicos.
Outra virtude do uso deste arquivo digital é a mobilidade dos documentos. Enquanto um contrato físico só pode ser concluído com outro empresário do mesmo ramo, com o certificado digital, a distância do Brasil à China não é mais uma desvantagem para sua organização.
Certificado Digital e-CPF
Chamamos de CPF digital para a versão eletrônica do Cadastro de Contribuintes, um arquivo emitido e controlado no Brasil pela Secretaria da Receita Federal.
Também conhecido simplesmente como e-CPF, nada mais é do que um certificado digital que garante uma maior proteção de seus dados.
Embora o arquivo original seja emitido pela Aliança, sua versão eletrônica pode ser adquirida de organizações credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Certificado Digital e-CNPJ
Da mesma forma, existe também uma versão digital para o Registro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Como na situação do CPF, o arquivo é emitido pela Receita Federal Pública e sua versão eletrônica toma a forma de um certificado digital.
Ele confere veracidade às transações pela Internet, protegendo a estabilidade das duas partes envolvidas.
O e-CNPJ pode ser adquirido de uma das organizações credenciadas pelo ITI.
Certificado digital Empresarial – e-CNPJ
O certificado digital empresarial funciona como um arquivo online oficial que prova a identidade do negócio. Ele garante a estabilidade, veracidade e validade legal da organização em documentos e declarações.
O certificado digital para organizações é, portanto, válido porque contém todas as informações fundamentais da organização, incluindo os dados individuais do titular, a chave pública, o número de série, o prazo de renovação do serviço, etc. É utilizado para detectar e representar a identidade da empresa.
É utilizado para detectar e representar a organização na web, ou seja, em transações realizadas por meios on-line e qualquer tipo de negociação desenvolvida no ambiente on-line, por exemplo, ao enviar documentos, produzir faturas on-line, fazer declarações (incluindo o Imposto sobre a Empresa), entre outras situações.
Além de sua eficácia na validação da identidade de uma empresa, este certificado digital ajuda a apagar vários processos burocráticos envolvendo reuniões presenciais ou papelada assinada.
Alguns profissionais são categóricos em afirmar que mesmo o certificado de organização digital só traz vantagens para os empresários. Este certificado de organização digital é aceito atualmente em muitos lugares, desde escritórios governamentais até empresas privadas.
Por que sua empresa necessita de um certificado digital?
Atualmente, um dos usos mais importantes do certificado digital para organizações é sua necessidade para aqueles que emitem faturas eletrônicas (NF-e).
Com a nova forma de produzir o arquivo fiscal, fundada pelo regime, o sistema clássico de impressão em papel foi substituído.
Desta forma, a fatura online torna-se o novo modelo nacional. No entanto, as organizações têm de cumprir certos requisitos para produzir este arquivo digitalmente.
O certificado digital é um deles. É o certificado digital que identifica o emissor da fatura e lhe confere validade legal. Além disso, simplifica as obrigações acessórias do contribuinte e permite a inspeção por parte das autoridades fiscais.
Desta forma, a empresa se beneficiará diretamente da redução dos custos de impressão e envio de faturas em papel, economizando tempo no preenchimento das mesmas e tornando mais organizadas suas obrigações fiscais junto às autoridades fiscais. Vamos seguir para o entendimento do Certificado digital e sua importância para empresa.
O Certificado Digital e-CNPJ é Fundamental para;
Microempreendedor pessoal (MEI)
Os Microemprendedores individuais (MEI) passam a serem obrigados a possuir o Certificado Digital e-MEI a partir de 2022, de acordo com a Portaria nr. 160, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
Com isso não será mais válido as Notas Fiscais emitidas manualmente.
A partir de 2022, será aceita apenas NF-e e NFS-e criando justamente a necessidade do Certificado Digital e-MEI, porque todo processo é digital, então o Certificado Digital precisa estar presente no momento de emitir as NFs.
Empresas de lucro presumido
O uso do Certificado Digital e-CNPJ é indispensável para organizações com presumível lucro, uma vez que a maioria das declarações mensais e anuais exigidas pelas autoridades fiscais só pode ser realizada com o uso do Certificado Digital.
Empresas com funcionários
Embora não seja necessário em todos os casos, o uso do Certificado Digital e-CNPJ é necessário para enviar as declarações exigidas pela Estabilidade Social e Caixa Econômica Federal com os dados dos funcionários.
Empresas que precisam produzir notas fiscais eletrônicas
Embora as organizações do Fundo Nacional não sejam obrigadas a produzir faturas eletrônicas (NF-e), esta escolha é muito mais prática. Além disso, o Ministério da Fazenda pretende instituir gradualmente a emissão eletrônica completa de documentos fiscais.
Desta forma, quase todas as organizações precisarão de um Certificado Digital e-CNPJ, pois ele é exigido para a emissão de faturas online. Em outras palavras, é a assinatura online que garante a plena autoria de uma NF-e e, consequentemente, sua validade legal.
O que é necessário para obter um certificado digital e-CNPJ para as empresas?
Como obter um certificado digital e-CNPJ para sua organização é uma questão comum aos proprietários de empresas, mas o processo é mais simples do que você pensa.
O primeiro passo é entrar em contato com a certificadora e reunir a documentação solicitada pela autoridade de certificação. As exigências podem variar de organização para organização, entretanto os principais documentos necessários são:
- estatuto, contrato social ou contrato social da empresa;
- Cartão CNPJ (impresso a partir do site da Agência Tributária);
- SINTEGRA registro estadual para organizações comerciais.
- Além disso, eles têm a possibilidade de solicitar documentos aos princípios legais da organização, tais como
- CNH atualizada;
- CPF;
- Comprovante de residência.
O próximo passo é solicitar a emissão on-line através da Central de Emissão de Certificado Digital e-CNPJ da Consultas Prime, esta etapa é necessária para coletar os dados biométricos (impressão digital) e para fazer a validação. Na situação em que há mais de um parceiro, somente o representante legal indicado no RSI é obrigado a fazer a validação.
Para que serve o certificado digital e-CNPJ?
O certificado digital e-CNPJ é usado para assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas on-line restritos, principalmente de organismos públicos na Internet, tais como
- Receita Federal, através do Portal e-CAC;
- o br;
- o INSS;
- e os conselhos comerciais dos estados e do distrito federal.
Atualmente, é também essencial mencionar que o certificado digital é a ferramenta importante para a digitalização de vários processos. Afinal, a estabilidade é um dos gargalos para aqueles que compram e fazem negócios na Internet.
Para que organizações e clientes possam realizar uma ampla gama de transações pela internet, os mecanismos de estabilidade precisam ser desenvolvidos e aperfeiçoados. É usado para;
- assinar documentos através da Internet;
- login em espaços virtuais de forma segura
- fazer várias transações bancárias;
- enviar as declarações fiscais de sua empresa, como o imposto comunitário;
- assinar a contabilidade e a escrituração fiscal;
- assinar faturas, conhecimentos de embarque eletrônicos (CTs-e) e protestos de consignatários;
- garantindo a validade legal dos documentos eletrônicos;
- Receita federal: CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DBF, DCIDE, DCP, DEREX, DCTF, CRED, DIF, DIMOB, DIMOF, DIPI-TIP, DNF, DSPJ, DTTA, e-CAC, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL, e-Auctions;
- SEFAZ: NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e;
- esquema: SISCONSIG;
- Saúde: DMED, TISS;
- EQF: PROUNI;
- Estabilidade privada: GESP;
- Detran: e-CNHsp;
- Setor público: ITR, DERC;
- SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;
- Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;
- Zona Franca de Manaus: SUFRAMA;
- Compra eletrônica on-line de aluguel para dívidas de pessoas jurídicas;
- Retificação do DARF;
- Fornecimento de uma procuração eletrônica;
- assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da pessoa jurídica;
- entre outros serviços.
Portanto, o certificado digital desempenha um papel importante na expansão da gama de serviços oferecidos no ambiente virtual. medida que o número de certificado digital emitidos e, consequentemente, o número de indivíduos que têm a possibilidade de utilizá-los aumenta, mais serviços serão oferecidos.
Quem emite o certificado digital e-CNPJ?
A tecnologia torna possível dar essa confiabilidade e veracidade às transações on-line. Portanto, o certificado digital e-CNPJ é um documento on-line, que é emitido pela Central de Emissão de Certificado Digital e-CNPJ Consultas Prime. Estamos falando de um órgão que desempenha o mesmo papel que o Detran na situação das cartas de condução. Em outras palavras, ela emite, renova e organiza as certificações.
Qual é a Importância do certificado digital e-CNPJ?
Entenda que o Certificado digital e sua importância para empresa tem a capacidade de validar e confirmar documentos como sua fatura contra as autoridades fiscais, ou seja, assegura a veracidade das operações realizadas pela empresa na esfera digital.
É como se um contrato fosse emitido e alguém tivesse que colocar sua afirmação de que foi escrito e o arquivo é válido e na lei, a funcionalidade do certificado digital e-CNPJ é inserir uma assinatura online de sua organização, em suas faturas.
Estamos falando de uma mistura de caracteres que torna ainda mais difícil fraudar o arquivo que está em nome de sua organização, tornando o certificado digital e-CNPJ um documento ainda mais seguro para usar.
Para ter uma assinatura digital você não precisa ter uma grande empresa, ao contrário, pequenas organizações têm a possibilidade de aproveitar e usar o certificado digital e-CNPJ como um MEI (Micro Individual Entrepreneur).
Ter o certificado Digital e-CNPJ de sua empresa na mão não só é útil para enviar sua fatura, mas, mais do que qualquer outra coisa, também é útil para entrar no e-CAC, assim como a entrada para a conectividade social da CEF (Caixa Econômica Federal).
Certificado digital e sua importância para empresa ( e-CNPJ )
Agora que você sabe como fazer um Certificado Digital e-CNPJ, é hora de entender melhor o valor deste arquivo para a organização. Para começar, deve-se mencionar que é necessário em várias situações e, portanto, sua emissão é substancial para que a empresa opere em conformidade com a lei.
Cada uma das organizações que operam sob o sistema Presumptive Profit é obrigada a ter um Certificado Digital e-CNPJ. Para o sistema Básico Nacional, o arquivo é necessário apenas em vários locais.
Além disso, toda empresa que tenha funcionários deve ter um Certificado Digital e-CNPJ para operar legalmente. Isto porque o arquivo é necessário para cumprir as obrigações trabalhistas e de estabilidade social em eSocial.
Para as organizações que não permanecem obrigadas a ter um Certificado Digital e-CNPJ, a emissão do arquivo também traz vantagens. A principal delas é a estabilidade, pois o arquivamento elimina o perigo de fraude nas transações.
Além disso, pode economizar tempo e dinheiro na impressão de documentos, reconhecendo questionários e outros procedimentos burocráticos. O Certificado Digital e-CNPJ também traz rapidez e tranquilidade na assinatura e emissão de documentos, permitindo até mesmo a automatização de várias tarefas.
Que tipos de certificado Digital de empresa digital existem?
Existem 2 formatos de Certificado Digital para organizações:
- A1: um programa que pode ser instalado em um computador e é válido por um ano;
- A3: dispositivo físico utilizado para assinaturas digitais, válido por 3 anos. O dispositivo pode ser uma ficha ou um cartão inteligente.
Além dos formatos, os certificados também variam de acordo com sua finalidade. Estes são os principais tipos:
- e-CNPJ: esta é a versão digital do CNPJ e serve para detectar a empresa em ambientes digitais, produzir documentos (incluindo faturas) e entrar em sistemas públicos;
- NF-e: este é o certificado emitido exclusivamente para a emissão de faturas online;
- e-MEI: voltado para o MEI e possibilita a emissão de faturas e o registro de funcionários.
Comece sua organização com um empréstimo pessoal da Fintechs
A realidade é que, hoje em dia, não tem que ser tão difícil. O crédito pessoal fintechs surgiu para corresponder à verdade dos que existem no Brasil. “O que fazemos é baixar o custo”, o CEO do Creditas mencionou em uma entrevista ao G1, referindo-se à concorrência no mercado com os bancos.
A Creditas é uma daquelas fintechs que inovou no mercado de crédito, oferecendo tranquilidade, rapidez e serviço de qualidade. Seu sucesso é tal que em 2019 o Creditas se tornou uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.
O que é Creditas?
Creditas é uma plataforma de empréstimo on-line que fornece crédito consignado e crédito garantido (carro ou propriedade). A organização surgiu em 2012 como um serviço de comparação, recomendando as melhores ofertas aos usuários.
Hoje, a organização é correspondente bancário e tem parcerias com várias instituições financeiras. A iniciativa se baseia em facilitar o processo de contratação de empréstimos garantidos.
Além disso, a plataforma também visa dar taxas de juros bem abaixo do mercado. Em outras palavras, é viável graças ao modelo de crédito, que utiliza ativos como garantia e, portanto, diminui o risco de inadimplência da organização. O Creditas é confiável? Descubra!
Comece a transformação digital de seu negócio com a Consultas Prime
Agora que você sabe o que é um certificado digital e-CNPJ, que tal continuar com a transformação digital de sua empresa e conhecer o sistema de emissão da Prime Consultas? Além de produzir o Certificado Digital e-CNPJ de sua organização, você também sabe como consultar e otimizar sua empresa.
Conclusão
Agora que você o que é Certificado digital e sua importância para empresa, entenda mais sobre ele e veja como o certificado digital e-CNPJ e a assinatura digital trazem mais estabilidade e rapidez na administração do contrato.
Procure bem suas possibilidades, verificando continuamente se a CA selecionada está descrita no portal do ITI.
Você tem mais alguma pergunta ou gostaria de fazer sua crítica sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo.