Carros de Leilão Vantagens e Desvantagens

Carros de Leilão Vantagens e desvantagens

Muitos consumidores desejam comprar carros de leilão devido aos baixos preços praticados nesse tipo de negócio, mas ainda há um receio de acabarem entrando em uma enrascada. Então essa questão: “Carros de Leilão Vantagens e Desvantagens”  sempre passa na cabeça de muitos que pensam em fazer este tipo de negócio.

Assim como outros itens, carros são colocados à venda em leilões pelos mais variados motivos. São casos de carros que sofreram acidentes, foram roubados e recuperados ou mesmo apreendidos por falta de pagamento de financiamentos ou multas.

Antes de decidir se esse tipo de negócio vale a pena ou não, entenda a seguir quais os prós e contras de comprar carros de leilão.

Vantagens de comprar carros de leilão

Comprar carros de leilão pode ser muito vantajoso se o negócio for feito com atenção e tomando os cuidados necessários. Veja a seguir quais as vantagens dessa forma de compra de veículos e entenda como a Consultas Prime pode oferecer a Consulta Veicular para sua maior garantia:

Preço baixo

A maior vantagem de comprar carros de leilão é, sem sombra de dúvidas, o baixo preço praticado nessa modalidade. Carros de leilão são extremamente baratos e a economia pode chegar a 60% em relação à Tabela Fipe. Uma consulta que pode te ajudar a ver se o preço esta bom ou chama chama: “precificador de veículo

Comprar Credito consultas prime

Dessa maneira, se torna possível adquirir, por exemplo, um bom veículo completo a um preço acessível a muitas pessoas.

Regras claras

Todo leilão conta com um edital onde consta tudo que você precisa saber sobre a compra de carros de leilão. Não há surpresas nem regras escondidas. Todo o processo é claro e você sabe exatamente eventuais taxas que terá que assumir ao efetuar a compra de carros de leilão.

Quitação de dívidas anteriores

Outra grande vantagem de adquirir carros de leilão é que com o dinheiro arrecadado no leilão há a quitação de débitos do veículo, como o IPVA e multas, conforme consta no art. 328, §6º, do Código de Trânsito Brasileiro

Consequentemente, o comprador não precisa se preocupar com as dívidas que os proprietários anteriores podem ter realizado. O carro é transferido com tudo certo para o nome do comprador.

Variedade de opções

Leilões contam com uma grande diversidade de veículos e há boas alternativas tanto para uso pessoal como para empresas.

Há opções de carros de leilão novos ou usados. Assim como motos, utilitários, camionetes e caminhões. Também carros esportivos, básicos, completos, importados. A variedade de opções em leilões é enorme e com paciência é possível encontrar exatamente o que você estiver buscando.

Desvantagens de comprar carros de leilão

Comprar carros de leilão é uma forma de adquirir veículos a preços menores, mas também há riscos atrelados a esse tipo de negócio. Veja a seguir quais as desvantagens:

Forma de pagamento

Uma das desvantagens de se adquirir carros de leilão é a impossibilidade de financiar ou parcelar parte do valor do veículo. Em leilões, o valor deve ser pago todo à vista, portanto é aconselhável que o adquirente já tenha o dinheiro em mãos antes mesmo de dar o lance.

Comprar Credito consultas prime

Ao realizar o lance, é necessário pagar um sinal de aproximadamente 30% do total. O valor restante, por sua vez, deve ser pago em sua integralidade em até 24 ou 48 horas, a depender da regra de cada edital.

Não há a possibilidade de desistir do negócio após o lance ter sido dado. Em caso de não pagamento, o arrematante perde o sinal pago, não pega o veículo e o restante da dívida é inscrita nos órgãos de proteção ao crédito e pode até acabar tendo o CPF negativado.

Taxas extras

Como já explicitado acima, as regras do leilão são claras, mas é necessário que o adquirente leia com atenção o edital antes de efetuar um lance. Nesse documento constam todas as regras, inclusive taxas extras que deverão ser pagas.

É comum que, além do valor do veículo, o arrematador arque também com comissão do leiloeiro e despesas de pátio. Portanto, deve-se levar tais valores em conta ao calcular quanto gastará com a compra do carro.

Problemas mecânicos

Para adquirir Carros de Leilão Vantagens e Desvantagens deve serem analisados previamente.

É permitido que, antes dos lances, visite e conheça os veículos pessoalmente. Entretanto, essa vistoria é apenas visual e externa, não é possível dar partida no carro ou mesmo checar seu motor.

Por esse motivo, sempre há a possibilidade que carros de leilão apresentem problemas mecânicos após a sua compra. Tais veículos são leiloados nas condições em que são recuperados e não há garantias. Todos os consertos ficam a cargo do arrematante.

Leilões realizados por seguradoras são de carros que sofreram grandes avarias e foi mais vantajoso para a seguradora indenizar o proprietário do que consertar o carro. Portanto, via de regra, são carros com danos extensos e que precisam de grandes reparos.

Leilões do Detran, de bancos e financiadoras são de veículos apreendidos por irregularidades financeiras. Nesses casos, pode haver carros em ótimo estado. Mas ainda há a possibilidade de o proprietário não ter realizado manutenções corretas ou mesmo danificado o veículo ao verificar o risco da sua apreensão.

Leilões de renovação de frotas, por sua vez, são realizados por empresas ou órgãos públicos e geralmente não contam com carros com grandes danos, pois eles vinham sendo usados. Mas isso depende do cuidado diário de cada empresa.

Comprar Credito consultas prime

Portanto, em cada tipo de leilão há um nível de risco envolvido no que diz respeito a problemas mecânicos. Via de regra, quanto maior o risco, menor o preço. É importante levar isso em consideração para tomar essa decisão de forma consciente.

Desvalorização dos Carros de Leilão

Carros de Leilão Vantagens e Desvantagens ? Este tópico agora é muito importante veja:

Quando o veículo tem passagem por leilão, ele fica desvalorizado aos olhos dos próximos compradores. Portanto, é preciso ter em mente que, ao adquirir esse veículo, você vai pagar um preço baixo, mas no momento posterior de venda ele também será vendido por um valor abaixo do mercado.

A medida de desvalorização pode variar conforme o estado de conservação do carro, mas de qualquer maneira ainda há um preconceito no mercado em relação a carros dessa procedência.

Dificuldade para contratar seguro

Outro obstáculo que pode ser enfrentado por quem adquire carros de leilão é a dificuldade para contratar um seguro auto.

Algumas seguradoras não realizam seguro para carros de leilão, enquanto outras cobrem somente uma porcentagem da Tabela Fipe em caso de sinistro do veículo.

Afinal, vale a pena comprar carros de leilão?

Decidir entre comprar ou não carros de leilão é uma decisão pessoal, pois há tanto vantagens quanto desvantagens nesse tipo de negócio. Sempre haverá riscos atrelados, entretanto, tomando as devidas precauções, é possível minimizar esses riscos e fazer, sim, um bom negócio.

Um cuidado importante a se tomar ao comprar carros de leilão é realizar uma consulta completa veicular para ter acesso ao histórico do veículo e assim ter uma maior segurança na compra. Dessa maneira, você ficará ainda mais tranquilo para adquirir seu novo carro em um leilão.