Aprenda consultar Renavam com Placa Mercosul

Aprenda consultar Renavam com Placa Mercosul

Antes de comprar ou alugar um veículo que já teve outro condutor aprenda consultar Renavam com Placa Mercosul, isso é necessário para que se tome medidas de segurança para que assim não se prejudique mais tarde.

Uma das precauções necessárias é consultar Renavam do automóvel com a Consultas Prime, a partir do número da Placa Mercosul. Assim, terá acesso ao histórico do veículo, o que ajudará na tomada de decisão na aquisição do mesmo.

Para entender como fazer para consultar Renavam, acompanhe o decorrer do artigo e conheça a importância de se consultar Renavam do veículo com a Placa Mercosul. Além disso, veja o passo a passo para te ajudar a utilizar as Consultas Prime para tal finalidade.

Qual a relevância de consultar Renavam?

Provavelmente você já ouviu falar sobre Renavam, mas será que realmente sabe qual a importância de consultar renavam e a situação do seu futuro veículo, para evitar qualquer eventual problema? Se não, chegou o momento de compreender o que é o Renavam, antes mesmo de descobrir como utilizar da Placa Mercosul para conseguir consultá-lo.

Comprar Credito consultas prime
Comprar Credito consultas prime

Em síntese, o Renavam trata-se de um código exclusivo pertencente ao veículo, que é atribuído a ele pelo DETRAN antes do automóvel sair da concessionária. O Renavam possui 11 dígitos e comumente é reconhecido como RG ou CPF do veículo.

Finalidade do Renavam

Como resultado, assim que deixa a concessionário, o veículo pode ser identificado por este número vitalício. Além disso, é possível consultar Renavam pela Consultas Prime e descobrir diversas informações essenciais sobre o automóvel, correspondente ao uso do antigo ou antigos donos.

Dentre as informações adquiridas pela Consultas Prime, ao realizar uma Consulta do Renavam, estão: o histórico do veículo; marca; modelo; cor; ano de fabricação; se ele possui multas ou algum débito; licenciamento; o emplacamento, dentre outras. Acima de tudo, fica por dentro das eventuais irregularidades que poderiam prejudicar a aquisição do veículo.

Consequentemente, uma vez que disponha de tais informações ao consultar Renavam do veículo, será possível regularizar a situação, sendo informado de prazos de defesa e assim tendo a oportunidade de entrar com recursos junto aos órgãos responsáveis.

Como eu faço para consultar Renavam?

Uma vez que tenha acesso à Placa Mercosul do veículo é importante que Aprenda consultar Renavam com Placa Mercosul é possível utilizar do número para conhecer o histórico do mesmo ao consultar Renavam pela Consultas Prime. Consequentemente, terá maior segurança para adquirir ou alugar um veículo que tenha tido um dono anteriormente.

Basta seguir o passo a passo descrito no final do texto. Antes, porém, é necessário que se compreenda um pouco mais sobre a Placa Mercosul, suas mudanças e para quem ela se aplica. Para que assim fique melhor informado sobre a legislação vigente.

O que é a Placa Mercosul?

Da mesma forma com que se fez necessária a compreensão da importância de se consultar Renavam, é preciso compreender mais sobre a Placa Mercosul e as mudanças vindas com ela. Desde janeiro de 2020, entrou vigor no país o modelo que visa padronizar a Placa de Identificação Veicular (PIV) de todos os países que pertencem ao bloco econômico do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Portanto, as placas dos automóveis destes países passam a ter o mesmo padrão, e chama chamar de Placa Mercosul tendo como única diferença a nacionalidade, para que possam ser diferenciados quando circularem dentro do bloco econômico.

Para que serve a Placa Mercosul?

Acima de tudo, a mudança para a Placa Mercosul busca a unificação e padronização de placas entre nações amigas, para que assim a circulação dos veículos dentro destes territórios seja mais segura, evitando, inclusive, o roubo e clonagem dos mesmos. Como resultado, todos os países integrantes do Mercosul terão acesso ao sistema de monitoramento integrado, o que ajudará na fiscalização dos veículos.

Comprar Credito consultas prime

Além disso, a mudança da sequência de caracteres aumentou as possibilidades de combinações possíveis para serem atribuídas as placas dos veículos com a Placa Mercosul, principalmente quando comparada ao modelo anterior. Tal situação soluciona um problema que já incomodava os órgãos responsáveis pelo emplacamento de veículos no Brasil, que já viam as combinações possíveis chegando ao seu limite.

Quais veículos que utilizam a Placa Mercosul?

Não é necessário que os carros com versões anteriores da Placa Mercosul as troquem. As exceções são em caso de primeiro emplacamento, em que os veículos novos obrigatoriamente irão receber a Placa Mercosul; ou quando há alguma alteração de categoria do veículo, que pode fazer transição entre particular para aluguel e vice-versa, nesses casos também é obrigatória a troca.

Além disso, outra situação em que se faz necessário o uso da Placa Mercosul é os casos de mudança de município ou de estado, de forma que, na troca, a placa anterior será substituída pela Placa Mercosul. Também em casos de furtos, roubo ou extravio será feita a substituição da placa. Por fim, se danificada, a Placa Mercosul assumirá o lugar da antiga, para que o veículo fique dentro das normas de trânsito brasileiras.

Passo a passo parar consultar Renavam

Finalmente, agora que você já conhece a Placa Mercosul e entende a relevância de realizar a consulta do Renavam do seu futuro veículo, é importante que Aprenda consultar Renavam com Placa Mercosul.

Chegou a hora de aprender como utilizar a Consulta Prime para tal finalidade. Primeiro de tudo, é necessário que dentro do nosso site faça a opção por compra de crédito avulsa de algumas das consultas como por exemplo a Base estadual, que pode ser utilizada a Placa Mercosul do automóvel ou opte por contratar um dos nossos planos, garantindo assim um desconto.

Caso possua o código de acesso, basta clicar no botão ENTRAR no canto superior direito do site, do contrário terá que COMPRAR CRÉDITO ao lado. Assim, será possível escolher uma das soluções, como a de Consultar Renavam, desta maneira você será direcionado para página em que irá preencher os campos com seus dados pessoais, endereço e formas de pagamento.

Como resultado, uma vez que tenha finalizado o cadastro, terá acesso à consulta do veículo a partir da Placa Mercosul. Podendo saber se o automóvel possui alguma multa e eventuais irregularidades que careçam da sua atenção ao consultar Renavam.

Conclusão

Agora que já conseguiu consultar Renavam a partir da Consultas Prime você já tem as informações necessárias para adquirir seu veículo com maior segurança. Caso deseje realizar novas consultas poderá utilizar novamente a Consultas Prime e ter acesso a outros tipos de análises, como o que diz respeito a Restrições Financeiras.

Nós, da Consultas Prime, estamos aqui para assegurar que realize uma compra ou alugue seu veículo com maior segurança e desfrute confortavelmente do seu patrimônio sem complicações futuras.