Realizar uma consulta do Renavam pela placa mercosul do veículo é bem simples, basta inserir as informações que o site do Detran solicitar. Porém, elas costumam ser destinadas apenas ao proprietário do veículo em questão, por se tratarem de informações restritas e de interesse do mesmo. Então com esta dificuldade iremos mostrar agora Como consultar Renavam pela placa mercosul de qualquer veículo de maneira online na Consultas Prime.
Através desta busca, quem realizá-la terá acesso a alguns dados, como a ficha completa do veiculo incluindo até mesmo o número do motor, chassi e outros dados associado ao automóvel em questão.
Seu número pode ser pesquisado pela internet, ou ser encontrado no topo do Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV).
Como realizar a consulta Renavam pela Placa?
Para fazer a consulta do Renavam pela placa mercosul no site da Consultas Prime, é necessário comprar um crédito ou ter um plano mensal para acessar o sistema e ter acesso em todas as consultas veicular.
Dependendo da consulta veicular selecionada é necessário digitar o número do motor, número do chassi ou mesmo a placa mercosul do veiculo.
Mas no caso em questão deste post em saber Como consultar Renavam pela placa mercosul, encontre a opção “consulta Base Estadual” e selecione “consulta pela placa ou chassi”.
Agora, cabe ao usuário inserir a placa mercosul, com suas letras e números respectivos, clicando no botão de consultar base estadual. Junto dessa pesquisa, também é possível verificar as multas aplicadas, IPVA, licenciamento, caso tenha alguma.
Também é possível verificar as taxas pendentes referentes ao respectivo veículo, tais como o IPVA e o licenciamento do eDPVAT.
A Consultas Prime te ajuda a ter todas as informações do seu Renavam, acesse o nosso site e verifique se está tudo certo.
Realizar essa consulta é possível desde 2016, em que o Denatran estabeleceu os procedimentos necessários, para empresas acessarem os dados de seu sistema e subsistemas.
A Consultas Prime ofere soluções de consulta veicular em diversos níveis como o trânsito, transporte, fabricação e comercialização de veículos, segurança veicular, financiamento, lelão, registros, Rejanud ( Processo Judicial ) , dívida ativa e muito mais.
Outras atividades que tenham relação comprovada com alguma das descritas acima, também poderão ter acesso ao sistema.
O que significa Renavam?
O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é o documento que comprova que está tudo certo com o veículo, mostrando se suas taxas, tarifas e respectivas regularizações estão em dia aos olhos da lei.
De maneira simples, ele serve como uma espécie RG ou CPF, ou seja, cada um tem o seu próprio, que vai te contar o histórico do automóvel pesquisado.
Ele é uma combinação de 11 números e engloba carros, motocicletas, caminhões, ônibus, vans e outros automóveis, sendo obrigatório em todos.
Nele estão contidas as seguintes informações: licenciamento, mudanças de proprietários, furtos, multas, emplacamento, ano de fabricação, marca, modelo, financiamento (se tiver), cidade e estado atuais, entre outros.
Uma vez emitido, ele não pode ser alterado, mesmo que o dono inicial não seja o mesmo, tornando esse código numa identificação para toda a vida útil do veículo.
Mas atenção, não confunda Renavam com o código de marca e modelo, ela é usada apenas para identificar a versão específica da fabricação do veículo em questão.
Dados que você pode obter com o Renavam pela Placa Mercosul
Ao realizar a pesquisa do Renavam pela placa mercosul na Consultas Prime, você poderá ter acesso a uma série de dados importantes, que estarão relacionados à história do veículo em questão. São eles:
- Número do Chassi;
- Placa;
- Marca ou modelo;
- Ano de fabricação;
- Unidade da Federação – UF;
- Município;
- Tipo de veículo;
- Cor;
- Combustível;
- Ano do modelo.
- Restrições;
- Débitos de IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) e seguros;
- Multas;
- Registros de roubo ou de furto.
Importância de realizar a pesquisa da Placa Mercosul
É importante fazer a consulta do Renavam pela placa meconsul na Consultas Prime, já que é a partir dele que você pode ter certeza se o seu veículo, ou o seminovo/usado que está interessado em adquirir, está regularizado e livre para rodar sem problemas.
Então, com essas informações em mãos, você poderá tomar as medidas necessárias, se for o caso, para regularizar todas as eventuais pendências.
Desta forma, há mais segurança, tanto para quem está vendendo, quanto para quem está efetuando a compra, de que não haverá problemas relacionados às documentações do veículo escolhido.
Dessa forma, consultar o Renavam pela placa mercosul na Consultas Prime, se torna uma saída interessante, principalmente para fugir de problemas e evitar um atrito desnecessário nas negociações.
Existe uma maneira alternativa de se consultar o código através da placa mercosul de seu respectivo veículo, mas ela é um pouco mais trabalhosa, já que se trata de ir pessoalmente ao Detran mais próximo.
Segunda via do Renavam
Se for necessário, o interessado deverá ir até o Detran do seu respectivo estado, seguindo todas as solicitações burocráticas pedidas, já que se trata de um documento que tem, como principal objetivo, a ideia de evitar fraudes, garantindo a segurança do dono do automóvel. Portanto, mantenha este número em um local que apenas você tenha acesso, já que ele será útil no seu dia a dia.
É interessante criar o hábito de conferir se ele está em ordem, a fim de manter-se ciente se houver alguma irregularidade, podendo se resguardar em eventuais más negociações no futuro.
Geração do Renavam
Quando o veículo é novo, ou seja, ainda é um zero quilômetro, ele possui apenas o número do chassi.
Apenas quando ele for para o processo de emplacamento, é gerada a numeração do Renavam que, por sua vez, deverá ser informada no certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), que é o documento que precisa estar junto com o dono do veículo o tempo todo.
A sequência, com seus 11 dígitos numéricos, foi adotada a partir do ano de 2003, sendo que atualmente todos se iniciam com dois zeros, para depois, então, serem dados outros números.
Ele é único e intransferível, da mesma forma que são os números de sua placa e seu chassi. Portanto, ele não pode ser reutilizado por outro automóvel, evitando a criação de clones, que costumam ser carros roubados, que têm seus dados alterados para fins de natureza ilegal.