fbpx

9 de fevereiro de 2021

consultar score

Confira como consultar score e entenda qual sua pontuação de crédito no mercado

Saber como consultar score é de extrema importância para entender a sua situação atual e as chances que tem de ter um empréstimo aprovado. Basicamente, é a pontuação de perfil financeiro de cada pessoa.

Com esse score, empresas e instituições financeiras avaliam cada pedido de financiamento ou tomada de crédito. É usado em diversos momentos da vida e caso a pontuação esteja baixa, o sonho da casa própria ou do primeiro veículo, por exemplo,  pode ser interrompido.

Neste contexto, antes de solicitar um crédito, é comum que as pessoas confiram o score para entender se tem chances da instituição conceder o valor pedido. Se a pontuação for muito baixa, é possível tentar aumentá-la para depois voltar a solicitação de empréstimo ou financiamento.

Então, assim como é usada por empresas para avaliar os cidadãos, a consulta do score também funciona para cada indivíduo avaliar a situação financeira e entender os próximos passos a serem seguidos. 

Como veremos a seguir, essa pontuação é calculada por meio dos hábitos de consumo de cada pessoa. Então, compras no cartão de crédito, dívidas, parcelamentos atrasados, empréstimos e diversos outros fatores são levados em consideração.

Para melhor entendimento sobre o tema, explicaremos o que é score financeiro, para que serve e como consultá-lo. Desta forma, não terá mais dúvidas sobre essa pontuação tão importante para o mercado.

Ainda entenderá mais sobre o processo de aprovação de empréstimos e financiamentos, caso algum desses recursos sejam necessários. Acompanhe!

O que é score e como essa pontuação é calculada? 

Essa pontuação se dá por diversos dados vinculados ao CPF de cada pessoa, indicando se é ou não um bom pagador. É uma escala de 0 a 1.000 que calcula as chances de inadimplência de cada consumidor.

Então, se o score estiver mais próximo do 0, significa que a instituição financeira corre mais risco ao ceder crédito para determinado consumidor. Quando mais perto a pontuação estiver dos 1.000, quer dizer que a pessoa é uma boa pagadora. 

Com esse score, os bancos avaliam se existe perigo do cidadão atrasar as parcelas, não pagá-las ou criar outros problemas com o pagamento. Nenhuma empresa quer correr o risco, concorda?

Por este motivo, a consulta é uma grande aliada das instituições de crédito ao analisarem o perfil das pessoas e entenderem se é ou não uma boa ideia conceder o valor pedido.

Como essa pontuação é vista no mercado: até 300 pontos, alto risco de inadimplência.  Até o score 700 é considerado médio risco. Deste número em diante, a pontuação é considerada boa e o perigo de dívidas é baixo. 

Como o score é calculado?

O órgão responsável por fazer este cálculo leva em consideração todo o histórico do consumidor. Se já esteve com o nome sujo, dívidas, quantos empréstimos já fez e se pagou todas as parcelas em dia. 

O Cadastro Positivo também é analisado. É um histórico dos pagamentos que fez ou está fazendo – neste caso, demonstra as quitações em dia e o quão confiável é o consumidor para a tomada de crédito. 

Vale ressaltar que a renda pessoal não interfere nessa pontuação e sim, o valor total gasto pelo consumidor ao longo dos meses no cartão de crédito e claro, se a fatura foi paga completamente em todos eles. 

Por que consultar score?

Como dissemos, essa pontuação é analisada pelos bancos e instituições financeiras. Então, supondo que solicite um empréstimo ou financiamento em alguma dessas empresas para adquirir um imóvel, seu histórico como consumidor será analisado.

Este é um procedimento normal dentro dos bancos. Quando seus clientes pedem qualquer linha de crédito, essas instituições fazem uma análise antes de decidir se irão ou não conceder o valor.

Então, neste estudo do perfil do consumidor, a empresa entende se o cliente é ou não um bom pagador. Se for, as chances de liberar o crédito é muito maior. Caso contrário, é quase que certo que o pedido será negado – e o sonho da casa própria será adiado.

Adiado? Sim! O score muda a todo momento. Por isso, verificar a pontuação score é importante, porque se estiver baixo, poderá aumentá-lo até que seja o momento certo de ir até a instituição financeira solicitar um empréstimo ou financiamento. 

Para aumentar a pontuação é simples – na teoria -, basta limpar o nome, pagar contas antes de seu vencimento, procurar pelo cadastro positivo, dentre outras medidas.

Como consultar?

Também é fácil. Acesse o site da Consultas Prime, empresa referência quando o assunto é confiança e ética em consultas de CPF, CNPJ ou veiculares. Na nossa página, encontrará uma série de planos e serviços.

Oferecemos um chat online com especialistas no segmento para que entenda qual a melhor solução para você. Após preencher alguns dados, é possível fazer a consulta pela internet mesmo.

É rápido e fácil. Entre em contato e após alguns instantes, terá sua análise em mãos. Com isso, é hora de planejar se chegou o momento de pedir a linha de crédito ou é melhor esperar até que a situação financeira melhore. Entre em contato!

Confira como consultar score e entenda qual sua pontuação de crédito no mercado Read More »

O que é e como consultar Renavam

O que é e como consultar Renavam ?

A compra e venda de um veículo é uma transação de alto valor que merece ser bem avaliada antes de ser realizada – tanto para evitar fraudes e golpes como para realizar uma compra segura, livre de possíveis dívidas de donos anteriores. E uma dos cuidados a serem analisados é com o número do Renavam, então você sabe O que é e como consultar Renavam ?

Quando uma pessoa compra um automóvel sem saber a procedência do veículo, especialmente em se tratando de automóveis usados, é comum descobrir, posteriormente, que existem pendências, tributos como IPVA, Licenciamento, multas, batidas e outros problemas não indicados pelo último proprietário.

Pensando neste tipo de situação, foram criados sistemas que garantem aos novos proprietários a obtenção de informações verdadeiras a respeito do veículo a ser adquirido, caso ele não venha diretamente de uma concessionária de automóveis com nenhum quilômetro rodado.

É possível evitar todas essas problemáticas sobre a procedência de carros usados simplesmente com a consulta veicular e consultando a ficha completa do carro, cuja procedência e eventuais pendências constam.

O chamado “RENAVAM” é mais um desses dados sistemáticos aos quais deve-se acessar antes de realizar a compra de um veículo, especialmente um veículo de segunda mão. Nos dados do RENAVAM contêm diversas informações de suma importância a respeito da procedência e situação do veículo adquirido.

Embora seja um dado de grande relevância, muitas pessoas ainda não sabem o que é o RENAVAM, para o que serve, como utilizar estes dados e como acessá-los – portanto, a seguir, temos um passo a passo sobre esta ficha cadastral, o que ela é e como consultá-la, para que a sua compra de automóvel seja mais segura.

O que é RENAVAM?

O cadastro chamado “RENAVAM” nada mais é que uma sigla que representa Registro Nacional de Veículos Automotores – é uma espécie de registro geral para os automóveis, tal qual o RG ou o CPF funcionam como registros para os cidadãos.

Trata-se de um documento cadastrado que registra cada aspecto do automóvel e relaciona com cada informação contida no Detran do estado correspondente ao veículo – desta forma, o RENAVAM centraliza a procedência completa do automóvel com todos os dados.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Em se tratando do RENAVAM, o documento possui um código chamado “Código de Registro do RENAVAM” – um numeral que é indicado no documento e que pode ser utilizado, sob consulta, para que haja acesso a todos os dados referentes ao documento, ou seja, todos os dados do veículo desde sua fabricação.

Para que serve o Código de Registro do RENAVAM?

O código de registro do RENAVAM ora citado possui um total de 11 números atribuídos na fabricação do veículo – este número sempre começa pelo algarismo 0. Para fins de verificação adequada do veículo e para que todos os futuros donos e o estado possam verificar a procedência do automóvel, este número nunca muda, nem mesmo quando um veículo é vendido ou modificado.

As informações correlacionadas pelo RENAVAM são dados como o ano de fabricação do automóvel, o modelo adquirido, a cor, a marca, o número de chassi do veículo, bem como dados sensíveis referentes aos donos que o veículo pode ter tido. É possível encontrar nos registros do RENAVAM as multas que sobrepairaram sobre o veículo, bem como possíveis débitos pendentes como IPVA, pendências obrigacionais, ou documentações remanescentes para a regularização completa do veículo.

Com o código de RENAVAM é possível, inclusive, descobrir eventuais alterações que o carro tenha sofrido, bem como qualquer débito que venha junto com o veículo. Por esta razão, a consulta ao RENAVAM é imprescindível no momento da transação de compra de um veículo, especialmente de um veículo usado, ainda mais por ser um investimento de alto valor.

Como funciona a consulta do RENAVAM pela plataforma do Detran?

O Detran é um órgão estatal, de forma que cada estado possui sites de consulta próprios. A consulta dos dados do RENAVAM pode ser realizada no site do Detran referente ao estado do veículo.

Para realizar a consulta, você precisará verificar no documento “CRLV” do veículo a numeração de RENAVAM que está impressa.

Caso, por algum motivo, você não tenha acesso ao documento “CRLV” do veículo, o RENAVAM também pode ser consultado por meio da placa do automóvel. Desta forma, é possível verificar as condições do veículo antes da compra.

É importante ressaltar que o sistema do Detran não é unificado por todo o Brasil, de forma que em cada site estatal encontram-se diferentes métodos para realizar a consulta. No entanto, caso haja dificuldade, você pode consultar um funcionário do Detran de seu estado.

Qual o jeito mais fácil de consultar o RENAVAM?

Considerando que, antes da compra do veículo, muitas pessoas não possuem ainda acesso ao CRLV, é muito mais simples realizar a consulta por meio da placa do automóvel.

No site do Detran é possível encontrar inscrição fazendo referência a “Consultar Placa”, onde o interessado deve informar a placa do veículo do qual deseja obter dados, inserir seu e-mail e aguardar – os dados completos do veículo serão expostos em alguns momentos.

Trata-se de uma consulta simples, mas muitíssimo importante na compra de qualquer veículo automotor.

Quais outras informações sobre o veículo o site do Detran pode fornecer?

A consulta à placa do carro também oferece outras informações além daquelas destacadas pelo RENAVAM. Abaixo segue uma lista de informações que o interessado pode obter somente com a placa no site do Detran:

• Mudanças no aspecto do automóvel:

Por meio deste método, é possível descobrir se o automóvel foi pintado ou recebeu alguma mudança significativa desde que veio de fábrica.

• Débitos no RENAINF:

O RENAVAM acusa débitos contidos no Detran, mas também é possível verificar dívidas do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), onde você pode ver se há quaisquer autuações registradas em todo o território nacional, sabendo assim se o carro que pretende adquirir possui multas e outros aspectos obrigacionais atrelados.

• Histórico policial:

Aos que pretendem adquirir um veículo automotor é imprescindível verificar se há qualquer histórico de roubo ou furto para garantir que não está adquirindo um veículo de procedência duvidosa. Observando este dado pode-se evitar, por exemplo, comprar um carro roubado.

• Histórico de ofertas em leilões:

Para evitar cair em uma fraude e comprar um carro com valor muito mais alto do que o devido, é importante verificar se o carro já foi parar em leilão, se não foi arrematado por valor muito inferior aos estabelecidos em tabela FIPE.

O que é e como consultar Renavam ? Read More »

plugins premium WordPress