fbpx

31 de maio de 2019

Importância de uma consulta veicular

Importância de uma consulta veicular

Hoje, todo cuidado é pouco quando se vai comprar um veículo. Isso vale tanto para pessoa física como jurídica. É preciso tomar uma série de medidas buscando garantir um ótimo negócio, como consultar o histórico do automóvel que se deseja adquirir. Fazendo isso, sabe-se a sua procedência. Então iremos pontuar neste post a Importância de uma consulta veicular para você conhecer ainda mais os recursos que existem hoje disponível para sua maior segurança.

Quando está em uma operação como essa, você costuma tomar esse tipo de atitude? Se não, acompanhe a leitura deste conteúdo e saiba por que deve mudar esse comportamento que pode, sem dúvida alguma, causar não só prejuízos financeiros, mas também sérias dores de cabeça. Confira!

Multas não pagas e restrições bancárias na consulta veicular

Consultando o veículo, é possível descobrir se existe alguma pendência que impeça, entre outras coisas, a utilização do automóvel, como multas e restrições bancárias. Na verdade, mais que isso: permite que saiba a origem do veículo, de modo que assim tenha plena certeza de que ele não foi roubado ou furtado.

Vale destacar que as multas, geralmente, levam certo tempo para tramitar perante os órgãos competentes, o que pode demorar a aparecer no sistema do DETRAN onde o veículo está cadastrado (no painel do usuário, precisamente). Por isso, vale a pena contar com um serviço de consulta veicular, pois ele consegue obter essa informação junto ao sistema nacional de trânsito e outros órgãos, de modo que assim se certifique de que não há pendência.

Ao consultar o veículo, é possível também saber se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento foram devidamente pagos, bem como o seguro obrigatório.

A restrição bancária do veículo acontece quando o proprietário abandona as parcelas do financiamento do carro. Nessa situação, o banco solicita a busca e apreensão do veículo, objetivando, com isso, a quitação da dívida, além disso os bancos incluem o devedor na base Pefin de Negativados, sendo assim para ser bastante detalhista justifica até mesmo realizar uma consulta de restrição financeira CPF para saber se existe alguma pendência por financiamento bancário.

Cumpre dizer, por fim, que observar tudo isso e outras informações que se julgarem necessárias é fundamental, porque só é possível a transferência do veículo para o novo proprietário quando esses problemas estiverem todos resolvidos.

Acidentes de trânsito fazem o automóvel perder valor de mercado

Atualmente, é muito comum as pessoas venderem seus carros logo após um acidente de trânsito no qual se envolveram neste sinistro. Isso por um motivo um pouco desonesto: o veículo perde valor de mercado. Assim, antes de isso acontecer, livram-se logo do problema.

Com a consulta veicular de leilão — fazendo uso do Certificado de Segurança Veicular, que consta no documento do automóvel, é possível saber junto à repartição de trânsito local se ele já sofreu acidentes e quantos foram. Com isso, você já ficará ciente e analisa se é, realmente, um bom negócio essa nova aquisição.

Outras informações podem ser obtidas a partir da consulta e até mesmo de uma análise visual mais atenta, como saber se o veículo procede de enchente, alagamento ou se alguma característica original dele foi alterada, o que pode gerar um grande problema junto às autoridades locais.

Histórico de revisões: será um bom negócio?

Apesar de muitas pessoas não saberem disso quando compram um veículo (seminovo), é possível saber o histórico de revisão do automóvel. Essa informação pode ser obtida de duas maneiras, geralmente.

A primeira é verificando os carimbos no manual do automóvel, conforme os especialistas. Assim, no processo de negociação de compra, solicite ao proprietário o manual e faça os cálculos necessários para saber se o veículo passou pelas revisões, conforme orientação do fabricante.

A segunda forma é indo diretamente à concessionária em que o veículo sempre costumava ser revisado. É possível obter o histórico de revisão do automóvel, bastando para isso saber o número da placa.

O carro que passa pela revisão sempre que atinge certa quilometragem, geralmente não apresenta problemas de ordem técnica, o que pode deixar o proprietário, seja pessoa física ou jurídica, mais tranquilo.

Originalidade da quilometragem: todo cuidado é pouco nesse sentido

Infelizmente, o mundo está cheio de pessoas espertas que tentam ganhar vantagem em cima de outras, operando negócios duvidosos. Diante disso, é fundamental checar a quilometragem do veículo, não apenas se contentando com os valores que aparecem no hodômetro, mas fazendo uma consulta ou análise geral visual do automóvel.

Existem especialistas que não só conferem essa informação em sistemas próprios, questionando a procedência, mas também que podem fazer um diagnóstico visual, de modo assim a confrontar o valor que aparece no hodômetro e o que o carro realmente apresenta, em termos de condições físicas.

Eles adotam técnicas que ajudam a compreender se o automóvel, realmente, apresenta a quilometragem que o proprietário diz ter, como análise de peças e pneus.

Leilão: carros de procedência duvidosa veja na consulta veicular

De acordo com os especialistas, a maioria dos carros de leilões são sinistrados, ou seja, são procedentes de: recuperação de roubo ou furto, apreensão em blitz ou automóveis que já estão parados há muito tempo em galpões do DETRAN.

Além disso, esses veículos apresentam problemas que, muitas vezes, não são percebidos a olho nu, o que pode gerar sérias dores de cabeça para o comprador. Isso sem deixar de mencionar que, dificilmente, se consegue algum seguro para eles.

Mas então, a grande vantagem desses veículos é que eles são vendidos por um preço bem abaixo do mercado. Chegam a custar, em alguns leilões, entre R$ 500,00 e R$ 20 mil, a depender das condições mecânicas e físicas e ano do automóvel.

Com essa oportunidade em vista, as concessionárias compram aqueles veículos de leilão com uma boa aparência, recuperando-os e vendendo-os como seminovos, o que pode ser um risco para os desatentos.

Diante de uma situação como essa, a consulta veicular completa e a consulta de leilão do carro pode até ser algo muito detalhista, mas pode valer a pena, se pensa em evitar situações desagradáveis no futuro.

Como se viu, a melhor solução, antes de fechar a compra de um veículo, é a consulta veicular, buscando com isso não apenas obter todas as informações sobre ele, mas também evitar problemas no futuro, como multas não pagas, licenciamento vencido ou automóvel de procedência duvidosa.

Caso deseje realizar a consulta de algum veículo que esteja pensando em comprar, entre em contato conosco! Podemos garantir que fará um bom negócio!

A consulta veicular

Então agora que você viu como evitar problemas ao adquirir seu próximo veículo a Consultas Prime pode ajudar, conheças nossas soluções de Consultas Veicular e todas as vantagens adicionais que elas pode oferecer para melhorar a sua segurança ao fechar seu próximo negócio.

A Consultas Prime Distribuidor Bureau de crédito possui a solução mais completa com todas as Consultas.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]

Importância de uma consulta veicular Read More »

Evitar inadimplência no mês das mães Consultas CPF

Evitar inadimplência no mês das mães

O dia das mães está chegando e tende a aumentar o movimento do comércio, pois boa parte dos brasileiros querem presentear. Então vamos abordar neste post Como evitar inadimplência nas vendas do mês das mães, pois se trata de um assunto muito importante para as empresas brasileiras. E também como as Consultas CPF poderão lhe ajudar.

Nós ja sabemos que nem todos os consumidores estão com o orçamento folgado para realizar a compra dos sonhos e, por isso, preferem parcelar. A ânsia pela compra acaba aumentando os riscos de o lojista sofrer com a inadimplência.

Entenda os Riscos

Além disso, há o risco de fraudes na hora de abrir um crediário, usar o cartão de créditos ou até de aceitar cheque pré-datado. O maior problema vem depois. Se o índice de inadimplência for muito alto, ele acaba afetando todo o funcionamento da loja e a saúde financeira da empresa. Por isso, é preciso ter cautela, e um dos motivos quando esta situação ocorre é exatamente porque o comerciante não realizou nenhuma Consulta CPF ou mesmo de Informações Cadastrais para se precaver destes problemas.

Aumentar as vendas pode ser ótimo, desde que você receba o valor depois. Para diminuir os problemas, confira dicas que ajudarão a evitar fraudes e evitar inadimplência nas vendas do mês das mães. Vamos ver abaixo como as Consultas CPF podem lhe ajudar a evitar fraudes e como o Pefin pode te ajudar nas cobranças futuras.

Análise de crédito ajuda a evitar inadimplência

A primeira atitude que todo lojista precisa ter se quiser parcelar ou dar qualquer tipo de crédito ao cliente, é realizar uma análise de crédito bem detalhada da vida financeira do comprador. É através dela que será possível saber como está a situação financeira da pessoa e se ela terá como pagar o que deve.

A consulta é simples e rápida, desde que você tenha a ferramenta certa a seu dispor, como a do CREDNET. Com ela, você terá uma análise financeira do seu cliente e terá a certeza de que ele está ou não apto a ter o cartão da loja ou a assumir um crediário.

Então, além do Crednet também temos outras Consultas CPF para ajudar a evitar inadimplência tais como:

Ao Realizar a Consulta CPF terá acesso a dados como:

Então, uma vez que você ja tem o CPF ou CNPJ do cliente, poderá utilizar o nosso site para realizar as Consultas CPF e obter diversos resultados para ajustar a evitar inadimplência e melhorar as suas vendas.

  • SPC e Consultas CPF:
    • saberá que o nome está negativado, ou seja, se está sujo na praça e qual a dívida que ele tem;
  • Protesto Estadual:
    • verá se há algum protesto no CPF consultado em qualquer cartório no Brasil.
  • Empresas:
    • terá acesso a participação em empresas que, por ventura, o consumidor tenha em seu nome e saberá se elas estão endividadas. Além disso, dará um mapa do relacionamento da empresa com o restante do mercado no último ano;
  • Classificação de Risco de Crédito para Empresa ou Score:
    • O sistema dá uma pontuação que serve para que você tenha uma melhor noção se consumidor poderá se tornar inadimplente ou não;
  • Crédito:
    • após a análise de crédito, o sistema sugere quanto você poderia comprometer em vendas para esse cliente, de forma que ele não tivesse dificuldade em pagar. Isso ajuda a estabelecer os limites de crédito para compras a prazo ou parceladas;
  • Contato adicional:
    • fornece contatos cadastrados para que caso haja atraso no pagamento, você tenha várias formas de contatar o comprador.
  • Informações Cadastrais
    • Terá acesso as informações cadastrais Infobusca da pessoa e com isso ira ajudar analisar se os documentos apresentados são fraudulentos ou não, esta consulta em específico ajuda na análise de fraude

Com todas essas informações em mãos, você saberá se pode ou não dar o crédito solicitado e terá uma melhor visão dos riscos que essa venda envolve, seja ela para pessoa física ou jurídica com isso será muito mais fácil se evitar inadimplência em sua venda.

Negativar os devedores inadimplentes

Então, lembre-se que é melhor não vender e evitar inadimplência do que atender o cliente e ter prejuízo. Afinal, você precisa garantir o equilíbrio financeiro da sua empresa e isso só será possível se trabalhar para diminuir o índice de inadimplência utilizando estas ferramentas de Consultas CPF.

E finalmente mesmo tendo realizado as Consultas CPF e feito toda a análise de crédito necessária e mesmo assim o consumidor se tornar inadimplente você ainda poderá contar com uma poderosa ferramenta de cobrança que é o recurso de negativar devedores não Pefin.

Cuidado com fraudes para evitar inadimplência

Além das análises citadas para evitar inadimplência, o lojista precisa se preocupar também com possíveis fraudes. De acordo com uma pesquisa de dados feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2018, 33% das microempresas receberam cheques falsos ou roubados e ficaram no prejuízo.

A pesquisa mostrou também que 25% caiu no golpe do cartão clonado e teve problemas com isso.
Portanto, esses dados são preocupantes, pois dependendo dos valores do golpe sofrido, uma pequena empresa pode demorar meses ou até mais de ano para se recuperar. Isso mostra como é importante se prevenir não apenas para evitar inadimplência, mas também fraudes. Assim, uma das ferramentas para analise de cadastro que poderá ajudar é a consulta Informações Cadastrais Infobusca.

Então, Como evitar inadimplência no mês das mães

No geral, os estelionatários aproveitam épocas de muito movimento, nas quais é mais fácil encontrar um vendedor desatento e aplicar o golpe. Por isso, em época de venda do dia das mães o cuidado deve ser ainda maior.
Veja algumas dicas para evitar golpes no crediário em outras palavras, evitar inadimplência.

  • Verifique o documento

Sempre que for aceitar cartão, seja ele de crédito ou de débito, peça um documento com foto e avalie. Confira que a foto confere com a pessoa e se a identidade é real.
Veja detalhes como, por exemplo, se o RG mostrado for mais velho e tiver amassado e a foto nova e intacta, pode ser que algo esteja errado. Fique atento. Em diversos situações apresentadas abaixo você também poderá contar com as Consultas CPF para lhe dar uma garantia melhor da transação, como as:

Veja se o nome do cartão usado é exatamente o da identidade. Às vezes, uma letra trocada ou errada pode ajudar você a identificar uma possível fraude.

  • Cartão de terceiros

Não importa se você conhece a pessoa ou o dono do cartão. Nunca receba cartão de terceiros, pois você não tem como saber se a compra está realmente autorizada pelo dono do cartão ou não.

  • Assinaturas merecem atenção especial

Ninguém consegue fazer assinaturas idênticas, mas a letra do documento deve ser muito semelhante à do contrato de crédito. Verifique com atenção e treine a sua equipe para isso.

  • Imagem do cliente ajuda

Abriu crediário para alguém? Conferiu tudo e estava correto? Tire uma foto da pessoa e coloque no cadastro. Isso ajudará a evitar que alguém se passando por ela consiga realizar compra no nome de quem tem crédito aprovado em sua loja. Além disso, use câmeras internas. Elas inibem esse tipo de golpe e as imagens servem como prova.

  • Cheque o que foi fornecido

Peça um número de telefone fixo da casa da pessoa e, caso desconfie de golpe, ligue para o número. Fale que é para consultar informações de outra pessoa. Se for um cúmplice de um golpista, mesmo você falando o nome errado, que não é o apresentado pelo suposto cliente, o golpista vai confirmar.
Você também pode solicitar referência como a de um comércio que a pessoa já tem crédito ou até o telefone do trabalho, para confirmar que ela tem rendimento, caso suspeite de golpe.

  • Treine a sua equipe

Tudo isso só dará certo se os colaboradores forem bem treinados e entendam a importância das ações. Todos devem estar cientes dos protocolos contra fraude e saber usá-los.
Temos a ferramenta certa para você que quer inadimplência nas vendas do mês das mães. Entre em contato conosco e cuide da sua empresa!

Ajuda Final

Então agora que você viu como evitar inadimplência e como as Consultas CPF podem ajudar sua empresa conheças nossas soluções de Consultas CPF e todas as vantagens adicionais que elas pode oferecer a sua empresa.

O que acha de começar a realizar essas análises hoje mesmo? Adquira o pacote e diminua os riscos de inadimplência usando a consulta de crédito.

A Consultas Prime Distribuidor Bureau de crédito possui a solução mais completa com todas as Consultas CPF, conheça todas as opções disponíveis para a sua empresa.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]

Evitar inadimplência no mês das mães Read More »

plugins premium WordPress